Montepio

Carlos Tavares deverá ser presidente e CEO do Montepio transitoriamente

Fotografia: Artur Machado / Global Imagens
Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

Ex-presidente da CMVM terá sido o nome escolhido pela Associação Mutualista para presidir ao conselho de administração da Caixa Económica.

Carlos Tavares deverá ser o próximo presidente do conselho de administração da Caixa Económica do Montepio (CEMG) e acumular transitoriamente este cargo com o de presidente executivo do banco. O nome do ex-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) será escolhido pela Associação Mutualista, a dona do banco do Montepio.

Segundo o Jornal Económico desta sexta-feira, a Associação Mutualista deverá enviar, em breve, a lista final dos órgãos sociais do banco. Esta é a última etapa para o Banco de Portugal concluir o processo de avaliação da nova administração da Caixa Económica.

Entretanto, uma fonte conhecedora do processo adiantou que Tavares vai acumular o cargo de presidente com o de presidente executivo do banco até à escolha de um novo CEO. Nuno Pinto Monteiro, antes apontado para CEO, deverá ficar como administrador.

Depois da validação pelo Banco de Portugal, a Caixa Económica do Montepio irá marcar a assembleia-geral para aprovar a mudança de estatutos, que prevê a criação de um conselho de administração e de uma comissão executiva.

Francisco Fonseca da Silva foi o primeiro nome apontado para ser chairman da Caixa Económica do Montepio, mas foi rejeitado pelo Banco de Portugal devido a conflito de interesses.

Notícia atualizada com mais informação às 16H45

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso. TIAGO PETINGA/LUSA

Teodora Cardoso alerta para controlo da despesa na saúde

No segundo trimestre deste ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 7,7 milhões de passageiros.

Aeroporto de Lisboa recebe mais de 7 milhões de turistas no segundo trimestre

António Ramalho (Novo Banco), Luís Pereira Coutinho (Banco Postal), Nuno Amado (BCP) e António Vieira Monteiro (Santander Totta). Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Transferências bancárias imediatas sim, mas com custos

Outros conteúdos GMG
Carlos Tavares deverá ser presidente e CEO do Montepio transitoriamente