Banif

Centeno: “Quem decide resolução é o Banco de Portugal”

Ministro das Finanças, Mário Centeno. Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens
Ministro das Finanças, Mário Centeno. Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens

Mário Centeno está a ser ouvido pela Comissão de Orçamento e Finanças na sequência de um requerimento do PSD sobre a resolução do Banif

Mário Centeno reafirmou que a decisão sobre a resolução do Banif coube ao Banco de Portugal. “Quem decide processo de resolução é a autoridade de resolução, é ela quem decide. A autoridade de resolução é o Banco de Portugal”, afirmou aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.

O ministro das Finanças referiu que foi dado conhecimento ao Banco de Portugal das propostas que chegaram pelo capital do banco madeirense até sexta-feira prévia à resolução e que sem estas propostas terem surgido “teria sido mais difícil ir à procura de quem estava interessado no Banif” ao longo do fim de semana.

“Quando o processo de venda voluntária não se concretiza o que o governo fez, e a intervenção que teve no processo, foi informar o Banco de Portugal da impossibilidade de venda e que o Banco de Portugal devia tomar as medidas necessárias”, detalhou Centeno.

Antes, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, tinha apontado que “o facto que desencadeia a resolução é a comunicação do governo a 19 de dezembro, de que não era possível vender a instituição”.

Veja aqui todas as notícias sobre o dossier Banif
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Centeno: “Quem decide resolução é o Banco de Portugal”