banca

CGD e Novo Banco pediram estatuto de empresas em reestruturação

Paulo Macedo CEO CGD, Miguel Maya CEO Millennium BCP, Antonio Ramalho CEO Novo Banco e Alberto Ramos CEO Bankinter 

Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens
Paulo Macedo CEO CGD, Miguel Maya CEO Millennium BCP, Antonio Ramalho CEO Novo Banco e Alberto Ramos CEO Bankinter Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Os dois bancos solicitaram o Estatuto de Empresas em Reestruturação, que permite flexibilizar o limite máximo de saídas por rescisão

A Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco pediram ao Ministério do Trabalho para serem considerados “empresas em reestruturação”. O aval ainda não foi concedido mas, a acontecer, permitirá que os dois bancos aumentem o número de rescisões de trabalhadores.

A notícia, avançada pelo jornal Expresso, este sábado dá conta de que o pedido do Novo Banco seguiu no último trimestre e pretende “enquadrar os objetivos assumidos com a Comissão Europeia”.

Já a CGD refere que este estatuto foi solicitado em 2017 de forma a “precaver os interesses dos trabalhadores que solicitaram rescisões por mútuo acordo caso caso o número de pedidos venha a ultrapassar a quota legal prevista”.

Os pedidos ainda estão a ser analisados mas, a ser concedido, este estudo permite flexibilizar o número de saídas acordadas com a empresa, uma vez que atribui um subsídio de desemprego, fator que aumenta o poder negociar da empresa.

O Novo Banco já beneficiou deste enquadramento em 2016, depois de ter herdado um quadro de pessoal que, no antigo Banco Espírito Santo rondava as 7000 pessoas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Principais bancos em Portugal vão continuar a reduzir exposição ao imobiliário

Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Principais bancos em Portugal vão continuar a reduzir exposição ao imobiliário

SaudiAramco

Petrolífera Aramco consegue maior entrada em bolsa da história

Outros conteúdos GMG
CGD e Novo Banco pediram estatuto de empresas em reestruturação