CGD

CGD. Luz verde para injetar 2,7 mil milhões

(DR)
(DR)

Orçamento prevê a injeção de 2,7 mil milhões de euros e diz que a recapitalização da CGD estabiliza o setor financeiro.

O Orçamento do Estado para 2017 autoriza o Governo a injetar 2,7 mil milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda este ano, no âmbito do plano de recapitalização acordado com Bruxelas e refere que o plano de negócios e recapitalização contribuiu para o processo de estabilização do setor bancário.

Este plano prevê um aumento de capital até 2,7 mil milhões de euros e o Executivo aprovou, no relatório oficial já publicado pela Direção-Geral de Orçamento, a ir até ao valor máximo. Contudo, ainda está por definir qual o valor exato desta fase da recapitalização, que será apurado depois de concluída a auditoria à CGD que está em curso.

No capítulo dedicado às necessidades e fontes de financiamento do Estado, o documento refere que “o volume de aquisição líquida de ativos financeiros (6,8 mil milhões de euros) inclui a operação de capitalização da CGD no valor de 2,7 mil milhões de euros, para além da cobertura de necessidades de financiamento de empresas públicas no valor de 2,9 mil milhões de euros e da linha de crédito do Fundo de Resolução Europeu de 0,9 mil milhões de euros”.

O Governo frisa contudo, relativamente ao setor bancário, que vai manter a contribuição extraordinária no próximo ano, que em 2016 “assistiu-se à consolidação do processo de crescimento, num contexto externo adverso marcado por perturbações vindas da Europa e de alguns dos nossos mais relevantes
parceiros económicos”.

“O sistema financeiro português entrou finalmente num processo de estabilização, com a definição de um novo plano de negócios e a recapitalização da CGD e a estabilização dos principais bancos privados.”

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

CGD. Luz verde para injetar 2,7 mil milhões