Serviços bancários

Há cada vez mais portugueses a aderir a contas bancárias low cost

contas bancárias

Contas low cost na banca subiram 28% em 2017. Comissão máxima anual deste serviço não pode exceder os 4,289 euros.

No ano passado foram abertas quase 12 mil contas de serviços mínimos bancários, que permitem fazer operações em instituições financeiras com custos mais baixos. No final do ano, existiam quase 45 mil contas deste tipo abertas, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

“Em 31 de dezembro de 2017 existiam 44 618 contas de serviços mínimos bancários, o que representa crescimentos de 28% em relação ao final de 2016 e de 14% relativamente ao final do primeiro semestre de 2017”, refere a instituição liderada por Carlos Costa.

Nas contas abertas durante 2017, de quase 12 mil, 51% resultaram da conversão de uma conta de depósitos à ordem que já existia numa nova de serviços mínimos. Todos os bancos são obrigados a disponibilizar estas contas low cost. “A disponibilização de serviços mínimos bancários é obrigatória para todas as instituições de crédito”, indica o Banco de Portugal.

Também qualquer pessoa pode solicitar uma conta deste tipo desde não seja “titular de uma conta de depósito à ordem ou se detiver uma única conta de depósito à ordem, a qual pode ser convertida numa conta de serviços mínimos bancários”.

Desde o início deste ano, estas contas passaram a ter mais oferta de serviços. “A partir de 1 de janeiro de 2018, com a entrada em vigor das alterações ao regime dos serviços mínimos bancários, estes serviços passaram a incluir também 12 transferências para outros bancos através do homebanking”, recorda o supervisor.

Quanto às comissões cobradas nestas contas não podem exceder, por ano, a 1% do indexante e apoios sociais. Em 2018 esse valor corresponde a um máximo de 4,289 euros.

Serviços mínimos

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
imobiliario

Taxa de juro no crédito à habitação volta a subir em janeiro

O crédito à habitação foi o setor com o valor mais elevado

Redução no IMT obriga a viver seis anos na mesma casa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, durante o terceiro e último dia do 37.º Congresso Nacional do PSD a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, em Lisboa, 18 de fevereiro de 2018. MÁRIO CRUZ/LUSA

Rio acusa Governo de ser “incapaz” de ter o futuro como prioridade nacional

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Há cada vez mais portugueses a aderir a contas bancárias low cost