Comissão de Inquérito CGD

Montante da recapitalização “não está apurado” mas CEO pediu 2 mil milhões

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: Mário Cruz/Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: Mário Cruz/Lusa

José de Matos solicitou ao acionista Estado uma recapitalização num "valor próximo dos dois mil milhões de euros". Mas plano era "mínimo dos mínimos"

“A capitalização da CGD, que todos reconhecemos necessária, neste momento não tem um valor fechado”, apontou esta tarde o ministro das Finanças aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao banco público. Mário Centeno, porém, revelou que José de Matos, atual líder da CGD, solicitou “um valor próximo dos dois mil milhões de euros” de injeção no banco público.

Questionado diretamente sobre qual o montante que será aplicado na recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, o ministro das Finanças garantiu que “o montante não está apurado” e que todas as suas intervenções públicas sobre o assunto, em particular desde que foram avançados os valores de 4 a 5 mil milhões de euros, “procuraram desmentir esses valores”.

Já em relação às referências de José de Matos às necessidades de capital do banco público, o ministro das Finanças confirmou que nas discussões tidas com o ainda CEO da CGD os valores debatidos estavam abaixo daqueles que agora se falam. Em causa estava “um valor próximo dos dois mil milhões de euros”, salientou Centeno.

Conforme o próprio José de Matos apontou na sua audição a esta CPI, o plano em que chegou a trabalhar fez contas apenas ao “mínimo dos mínimos” em termos das necessidades da CGD.

O ministro das Finanças detalhou ainda aos deputados que o valor final da recapitalização será calculado por uma auditoria a ser contratada pela nova administração, liderada por António Domingues.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen no discurso do Estado da União. EPA/OLIVIER HOSLET

Regra europeia poria salário mínimo português nos 663 euros

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Montante da recapitalização “não está apurado” mas CEO pediu 2 mil milhões