banca

Crédito concedido às empresas cai 20% em fevereiro

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Desde, pelo menos, 2003 que a banca não concedia tão pouco financiamento às empresas.

Os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal mostram que em fevereiro, a banca “travou a fundo” a concessão de financiamento às empresas.

No total, as instituições financeiras concederam durante o mês de fevereiro 1.831 milhões de euros, em novo crédito, às empresas. Trata-se do valor mais baixo desde, pelo menos, janeiro de 2003 – data de início desta série de dados estatísticos do Banco de Portugal.

Analisando a evolução dos créditos às empresas é possível verificar que os montantes concedidos pela banca em fevereiro representaram uma quebra de 19% face aos valores registados no mês anterior e também face ao mesmo mês do ano passado.

Tendência oposta verificou-se nos financiamentos prestados às famílias. No total, as instituições financeiras emprestaram 994 milhões de euros aos particulares, o que representa uma subida ligeira de 0,5% face aos montantes financiados em janeiro. Destes valores, a grande maioria (cerca de 53%) refere-se ao crédito para comprar casa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Crédito concedido às empresas cai 20% em fevereiro