banca

Crédito concedido às empresas cai 20% em fevereiro

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Desde, pelo menos, 2003 que a banca não concedia tão pouco financiamento às empresas.

Os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal mostram que em fevereiro, a banca “travou a fundo” a concessão de financiamento às empresas.

No total, as instituições financeiras concederam durante o mês de fevereiro 1.831 milhões de euros, em novo crédito, às empresas. Trata-se do valor mais baixo desde, pelo menos, janeiro de 2003 – data de início desta série de dados estatísticos do Banco de Portugal.

Analisando a evolução dos créditos às empresas é possível verificar que os montantes concedidos pela banca em fevereiro representaram uma quebra de 19% face aos valores registados no mês anterior e também face ao mesmo mês do ano passado.

Tendência oposta verificou-se nos financiamentos prestados às famílias. No total, as instituições financeiras emprestaram 994 milhões de euros aos particulares, o que representa uma subida ligeira de 0,5% face aos montantes financiados em janeiro. Destes valores, a grande maioria (cerca de 53%) refere-se ao crédito para comprar casa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Visita de Angela Merkel à Bosch, em Braga. A chanceler alemã foi
acompanhada pelo primeiro-ministro, António Costa.
Fotografia: Artur Machado/ Global Imagens

O país aguenta uma nova crise? Agências de rating divididas

Lisboa, 19/7/2019 - Eduardo Marques, Presidente da AEPSA- Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente-  uma associação empresarial, criada em 1994, que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente,
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Eduardo Marques. “Há um grande espaço para aumentar as tarifas da água”

Paulo Macedo presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos
(Orlando Almeida / Global Imagens)

CGD acelera venda no Brasil e pode rever lucro em alta

Outros conteúdos GMG
Crédito concedido às empresas cai 20% em fevereiro