Dinheiro Vivo TV

Dinheiro Vivo Live. Solução para lesados do BES fechada em abril

A carregar player...
Dinheiro Vivo Live. Solução para lesados do BES fechada em abril

Particulares que investiram em papel da ESI ou Rioforte devem decidir se aderem à solução em Abril e podem receber primeiro pagamento em maio.

A proposta desenhada pelo grupo de trabalho criado pelo governo para estudar uma solução para os lesados do BES prevê perdas de 25% a 50% do capital mas, em alternativa, oferece a possibilidade de receberem já 30% do valor investido e o remanescente a que terão direito até 2019, ano de eleições legislativas.

A proposta prevê um prazo para que cada investidor a avalie e decida conforme as suas próprias circunstâncias, sendo dado o primeiro trimestre de 2017 para esta ponderação, decorrendo no mês de abril o período de subscrição. Caso “50% + 1” dos visados aceitem a solução, a mesma entra em pleno funcionamento em maio, data do primeiro pagamento aos lesados.

A solução define tetos máximos para cada reembolso: as aplicações até 500 mil euros receberão no máximo 75% do valor investido mas não mais de 250 mil euros. Já para as aplicações iguais ou superiores a 500 mil euros o limite é de 50% do investido.

O valor que ficar a faltar depois do pagamento dos 30% iniciais – 30% do total investido, não do total a receber – será dividido em duas tranches, uma paga em 2018 e outra em 2019, ambas no valor de metade a que cada aplicação ainda tem direito.

Ou seja: se tinha 100 mil euros aplicados terá direito a receber 75 mil euros (75% do investido), sendo que 30 mil euros (30%) são pagos em maio de 2017. Os 45 mil euros remanescentes serão pagos em duas tranches de 22,5 mil euros, uma em 2018 e a outra em 2019.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa

Comprar para arrendar. Estou a fazer um bom negócio?

O presidente executivo do BPI, Pablo Forero (E), acompanhado pelo presidente não executivo, Fernando Ulrich (D), à chegada para a conferência de imprensa após a assembleia-geral de acionistas na Fundação de Serralves no Porto, 26 de abril de 2017. ESTELA SILVA/LUSA

BPI com prejuízos de 122,3 milhões no primeiro trimestre

Donald Trump. Fotografia: Scott Morgan / Reuters

Casa Branca apresentou proposta de reforma

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Dinheiro Vivo Live. Solução para lesados do BES fechada em abril