crédito

Dívidas de cartões de crédito e descobertos bancários sobem mais de 5%

cartao credito

O crédito ao consumo estagnou em fevereiro, travado pelos empréstimos para a compra de carro. Crédito pessoal e cartões aumentaram.

O crédito ao consumo disponibilizado em cartões de crédito e descobertos bancários aumentou 5,1% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2018. O valor colocado à disposição dos clientes dos bancos nestes produtos foi de 92 milhões de euros no mês passado, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Além dos plafonds concedidos pelos bancos nos cartões e em descobertos bancários, também o crédito pessoal registou uma subida. Houve um aumento de 1,3% para 266 milhões de euros, com um crescimento mais acentuado dos empréstimos para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos.

Crédito

No entanto, o valor total do crédito ao consumo ficou praticamente inalterado em fevereiro face ao período homólogo. Os bancos disponibilizaram cerca de 575 milhões de euros em crédito ao consumo.

A estagnação é explicada pela desaceleração no crédito automóvel. Os empréstimos para a compra de carro travaram 3,4% para 217 milhões de euros. Foram feitos mais de 37,5 mil contratos de crédito automóvel, uma descida de 2,6% em relação a fevereiro do ano passado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Página inicial

REUTERS/Stephen Lam/File Photo

Moedas como Libra do Facebook podem diminuir poder dos bancos centrais

Outros conteúdos GMG
Dívidas de cartões de crédito e descobertos bancários sobem mais de 5%