Tecnologia

É oficial: Apple Pay chega a Portugal. Saiba que bancos têm o serviço

Apple Pay Portugal

Facilidade de pagamentos para quem tem aparelhos Apple fica oficialmente disponível em Portugal

A Mastercard, Visa, Crédito Agrícola, N26, Monese e Revolut vão oferecer o serviço Apple Pay (a Monese diz mesmo que serviço já está ativo), uma solução que está a ajudar a transformar os pagamentos móveis e a torná-los ainda mais fáceis e seguros – há soluções semelhantes da Google e da Samsung que ainda não chegaram a Portugal. Já ontem tínhamos noticiado essa possibilidade e hoje surge a confirmação.

Com o Apple Pay, é possível fazer as compras em lojas, apps ou websites através do seu iPhone, Apple Watch, iPad ou Mac. A Apple Pay passa a estar disponível aos detentores de cartões Mastercard em Portugal, Bulgária, Croácia, Chipre, Estónia, Grécia, Látvia, Liechtenstein, Lituânia, Malta, Roménia, Eslováquia e Eslovénia, anuncia a empresa em comunicado.

A segurança e a privacidade estão na base do Apple Pay, de acordo com a Apple e com a Mastercard, que explica que usa o Mastercard Digital Enablement Service (MDES), repleto de tecnologias de pagamento – EMV, tokenização e criptografia – que asseguram a integridade da informação do cartão. A Mastercard explica em comunicado como o sistema funciona: “Sempre que usa um cartão de crédito ou de débito na Apple Pay, os números desses cartões não são guardados no equipamento, nem nos servidores da Apple e esta tecnologia permite assignar um número de conta único encriptado e guardado na área segura do equipamento. Cada transação é autorizada através de um código de segurança dinâmico, que é único e gerado especificamente para essa transação.”

Paulo Raposo, Diretor Geral da Mastercard em Portugal, sublinha a sua “satisfação por estar a anunciar hoje, em conjunto com a Apple e os nossos parceiros do sector bancário, que podemos oferecer o serviço inovador Apple Pay aos detentores de cartões Mastercard”, indicando que a Europa é líder na evolução dos pagamentos contactless, em que uma em cada duas transações são contactless.

“A introdução do Apple Pay em Portugal, combinada com a tecnologia de tokenização da Visa, irá transformar o modo como os consumidores efetuam pagamentos em Portugal”, afirma Paula Antunes da Costa, diretora-geral da Visa em Portugal, citada num comunicado da Visa. Adianta que, “com o Apple Pay e a segurança do Visa Token Service, os consumidores podem realizar transações com o seu iPhone e Apple Watch da mesma forma que o fazem com o seu cartão de crédito ou débito mas sem expor os dados da conta, desfrutando ainda mais de conveniência e segurança”.

“Estamos entusiasmados por integrar o Apple Pay – uma tecnologia segura e moderna – na nossa experiência bancária em Portugal e dar o próximo passo nos pagamentos móveis com os nossos clientes”, refere Valentin Stalf, fundador e presidente executivo do N26, citado num comunicado do banco digital alemão.

E o que é o Apple Pay?

Com um iPhone e um Apple Watch, os consumidores podem pagar com o Apple Pay em lojas, restaurantes, táxis, vending machines e em muitos mais lugares. Nas compras com Apple Pay em apps ou na web no Safari, deixa de ser preciso preencher manualmente enormes formulários ou de repetir a informação faturação e de entrega dos produtos. Cada compra Apple Pay é autenticada com um simples deslizar do dedo ou um simples olhar para o dispositivo, através do Face ID ou do Touch ID, ou, então, através da password ou do pin do equipamento. A Apple explica o seu serviço no seu site dedicado ao tema.

Atualizada às 11H35 para acrescentar comunicado da Visa e mais informação

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Centeno mantém crescimento de 1,9% este ano. Acelera para 2% no próximo

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Dívida pública desce mais devagar do que o previsto

desemprego Marcos Borga Lusa

Taxa de desemprego nos 5,9% em 2020. A mais baixa em 17 anos

Outros conteúdos GMG
É oficial: Apple Pay chega a Portugal. Saiba que bancos têm o serviço