crédito

Empréstimos à habitação atingem os 919 milhões em julho

Os empréstimos para consumo fixaram-se em 387 milhões de euros e foram ainda concedidos empréstimos de 143 milhões de euros para outros fins.

Os empréstimos concedidos a particulares para a compra de habitação atingiram os 919 milhões de euros em julho deste ano, apesar da entrada em vigor das regras do Banco de Portugal com vista a travar o aumento do crédito.

Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, os volumes de novas operações para consumo fixaram-se em 387 milhões de euros e foram ainda concedidos empréstimos de 143 milhões de euros a particulares para outros fins.

“Nas novas operações de crédito a particulares para habitação, a taxa de juro média diminuiu 10 pontos base, para 1,35%, que corresponde a um novo mínimo da série. No crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,07% e 3,91% [7% e 3,62% em junho]”, adianta numa atualização do Boletim Estatístico .

Desde o dia 1 de julho as entidades financeiras passaram a ter de considerar novas condições na hora de avaliar a capacidade do cliente para pagar o crédito e para definirem o prazo do financiamento.

As medidas introduzidas visam travar o forte aumento da procura por crédito. Os contratos passaram a ter de responder a novos limites nomeadamente em termos da capacidade de endividamento do cliente e ainda em relação ao prazo do crédito.

Em atualização

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Empréstimos à habitação atingem os 919 milhões em julho