ESFG: “BES ficará dotado de uma liderança independente”

Vítor Bento, novo presidente do BES
Vítor Bento, novo presidente do BES

Está confirmado. Vítor Bento e João Moreira Rato vão ser cooptados como presidente e administrador financeiro do BES, respetivamente, e vão ser nomeados oficialmente pelos acionistas na assembleia geral.

Em comunicado enviado hoje à CMVM, a Espírito Santo Financial Group (ESFG), holding que detém 25% do BES, revela que decidiu “solicitar ao conselho de administração do BES, em reunião a realizar até ao dia 28 do corrente mês de julho, a cooptação de Vítor Bento e, por indicação sua, João Moreira Rato, para exercerem os cargos de, respetivamente, CEO e CFO do BES”.

Deste modo, a nomeação e a aprovação dos dois nomes passaram a integrar a ordem de trabalhos da assembleia geral de acionistas marcada para o dia 31 de julho.

“Com as nomeações de um novo presidente do Conselho de Administração e novos CEO e CFO, respetivamente Paulo Mota Pinto, Vítor Bento e João Moreira Rato, dá-se resposta célere à reorganização da Administração do BES sendo nossa convição de que o BES ficará dotado de uma liderança independente que, em conjunto com os membros que permanecem em funções no Conselho de Administração e na sua Comissão Executiva, asseguram uma transição que garanta aos acionistas e demais stakeholders a confiança na instituição BES”, revela a ESFG no documento.

Após a aprovação dos acionistas na assembleia geral, os dois nomes terão ainda de receber a “luz verde” oficial por parte do Banco de Portugal.

A ESFG aproveita ainda o comunicado para sublinhar “a elevação com que Amílcar Morais Pires agiu nestas circunstâncias delicadas, na fase de transição do BES para uma nova etapa, reconhecendo todos o meritório trabalho por ele realizado nas suas funções de administrador executivo do BES”.

A holding agradece ainda “à Isabel Almeida e Rita Barosa pela disponibilidade demonstrada assim como pela dedicação, empenho e profissionalismo com que exercem as suas funções”.

Recorde-se que Amílcar Morais Pires tinha sido inicialmente o nome escolhido para ser o próximo presidente do BES, o que acabou por não acontecer, e Isabel Almeida e Rita Barosa iriam ser designadas de administradoras executivos do BES

“Com estas decisões, a ESFG está certa de que ficará assegurado o desenvolvimento futuro do BES face aos atuais desafios”, acrescenta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Utentes à saída de um cacilheiro da Transtejo/Soflusa proveniente de Lisboa, em Cacilhas, Almada. MÁRIO CRUZ/LUSA

Salário médio nas empresas em lay-off simplificado caiu 2%

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Empresas já podem candidatar-se ao novo lay-off

App TikTok

Microsoft estará interessada na compra da operação global do TikTok

ESFG: “BES ficará dotado de uma liderança independente”