Luanda Leaks

EuroBic contratou empresa de amiga e sócia de Isabel dos Santos

A empresária angolana, Isabel dos Santos. Fotografia: Eneias Rodrigues/LUSA
A empresária angolana, Isabel dos Santos. Fotografia: Eneias Rodrigues/LUSA

Banco liderado por Teixeira dos Santos terá cessado o contrato com consultora de recursos humanos depois do Luanda Leaks, revela O Jornal Económico.

O EuroBic contratou a SDO Consulting, empresa da amiga e sócia de Isabel dos Santos para prestação de serviços de consultoria de recursos humanos. Uma relação contratual que se manteve até à denúncia do Luanda Leaks, revela esta sexta-feira O Jornal Económico. Segundo a mesma publicação, que cita “fontes próximas do processo”, o banco liderado por Teixeira dos Santos terá tomado a iniciativa de cessar o contrato com a empresa para evitar “riscos reputacionais”.

Paula Oliveira é a única acionista da empresa Matter Business Solutions, do Dubai, para onde terão sido alegadamente transferidos de forma irregular mais de 100 milhões de euros da Sonangol através do EuroBic.

As autoridades judiciais angolanas suspeitam que Paula Oliveira é testa de ferro da filha do ex-presidente de Angola.

O Jornal Económico avança que o EuroBic desencadeou um processo de averiguações interno para saber como é que a empresa tinha sido contratada. A escolha da empresa terá passado pelo comité de nomeações e remunerações do banco, que integrava dois dos administradores não executivos apontados por Isabel dos Santos. O EuroBic, após as averiguações internas, terá concluído “que os serviços foram efetivamente prestados”, adianta o jornal.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

EuroBic contratou empresa de amiga e sócia de Isabel dos Santos