banca

Fitch sobe rating da CGD

O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Fitch destacou o plano estratégico do último ano, que levou a melhorias na qualidade dos ativos, rentabilidade operacional e níveis de capital.

A Fitch subiu o ‘rating’ de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), para BB, mantendo o ‘outlook’ (perspetiva) positivo, informou o banco em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Caixa esclarece que a alteração da notação teve lugar hoje, com a Fitch Ratings a subir “o ‘rating’ de longo prazo (IDR – Issuer Default Rating) de BB- para BB e o Viability Rating (VR) de bb- para bb, mantendo o ‘outlook’ ou a perspetiva para o futuro em positivo”, de acordo com a mesma nota.

O banco público salienta ainda que esta subida “reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas na qualidade dos ativos, rentabilidade operacional e níveis de capital”.

O ‘outlook’ positivo é justificado pela instituição com a convicção de que “continuará a cumprir o plano acordado com a Comissão Europeia no âmbito da recapitalização do banco em 2017”, e que inclui metas “ambiciosas de qualidade de ativos, capital e rentabilidade”, avançou a CGD.

A Caixa acredita ainda que este ‘outlook’ “poderá perspetivar uma nova revisão em alta do rating nos próximos meses”, tendo em conta “os níveis confortáveis de capital e liquidez” do banco público.

A CGD considera que, para melhorar a notação, será também importante o “progresso adicional” no cumprimento deste plano estratégico.

Também o BCP viu a Fitch melhorar o seu ‘rating’ hoje, de BB- para BB, com um ‘outlook’ estável.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Artur Machado/Global Imagens.

Donos de alojamento local contestam agravamento das tarifas da água

Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.

(Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens)

Science4you quer alargar prazo da oferta pública até fevereiro

(Carlos Santos/Global Imagens)

Porto de Setúbal: Acordo garante fim da greve às horas extraordinárias

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Fitch sobe rating da CGD