banca

Fitch sobe rating da CGD

O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Fitch destacou o plano estratégico do último ano, que levou a melhorias na qualidade dos ativos, rentabilidade operacional e níveis de capital.

A Fitch subiu o ‘rating’ de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), para BB, mantendo o ‘outlook’ (perspetiva) positivo, informou o banco em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Caixa esclarece que a alteração da notação teve lugar hoje, com a Fitch Ratings a subir “o ‘rating’ de longo prazo (IDR – Issuer Default Rating) de BB- para BB e o Viability Rating (VR) de bb- para bb, mantendo o ‘outlook’ ou a perspetiva para o futuro em positivo”, de acordo com a mesma nota.

O banco público salienta ainda que esta subida “reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas na qualidade dos ativos, rentabilidade operacional e níveis de capital”.

O ‘outlook’ positivo é justificado pela instituição com a convicção de que “continuará a cumprir o plano acordado com a Comissão Europeia no âmbito da recapitalização do banco em 2017”, e que inclui metas “ambiciosas de qualidade de ativos, capital e rentabilidade”, avançou a CGD.

A Caixa acredita ainda que este ‘outlook’ “poderá perspetivar uma nova revisão em alta do rating nos próximos meses”, tendo em conta “os níveis confortáveis de capital e liquidez” do banco público.

A CGD considera que, para melhorar a notação, será também importante o “progresso adicional” no cumprimento deste plano estratégico.

Também o BCP viu a Fitch melhorar o seu ‘rating’ hoje, de BB- para BB, com um ‘outlook’ estável.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (D), e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (E), participam na conferência de imprensa no final de uma reunião, em Loures. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Costa: “Há países que foram colocados em listas vermelhas por retaliação”

João Rendeiro, ex-gestor do BPP

João Rendeiro, ex-presidente do BPP, condenado a pena de prisão

O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Ricardo Batista Leite. (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

PSD quer transferir reuniões do Infarmed para o parlamento

Fitch sobe rating da CGD