crédito malparado

Moody’s dá nota positiva a plataforma para gerir o malparado

Fotografia: REUTERS/Mike Segar
Fotografia: REUTERS/Mike Segar

Agência de notação financeira destaca que a plataforma "vai aumentar a probabilidade de recuperação destes créditos"

A Moody’s atribui nota positiva à criação de uma plataforma de gestão do crédito malparado, iniciativa anunciada na semana passada e que conta com a participação da Caixa Geral de Depósitos, do BCP e do Novo Banco.

Em comunicado emitido esta segunda-feira, a agência de notação financeira destaca que a plataforma “vai aumentar a probabilidade de recuperação destes créditos e ajudar a reduziro elevado nível de créditos problemáticos nos balanços dos bancos portugueses”.

A nota, assinada pela analista Pepa Mori, sublinha que “estes créditos probelmáticos são um dos principais constrangimentos à qualidade do crédito dos bancos portugueses e são um desafio à solvência dos bancos, o que se reflete na sua capacidade para absorver perdas”.

A iniciativa foi apresentada na passada quinta-feira, após a assinatura de um memorando entre os três bancos. O objetivo da plataforma é fazer uma gestão integrada dos créditos concedidos pelos vários bancos a uma empresa. Na primeira fase, a plataforma vai gerir créditos que não ultrapassem os cinco milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Moody’s dá nota positiva a plataforma para gerir o malparado