banca

Gestão de imóveis do Novo Banco passa para empresa da Lone Star

O Novo Banco passou a gestão dos seus bens imobiliários, qualquer coisa como nove mil imóveis, para a gestão da Hudson Advisors, empresa com sede em Dallas, nos EUA, e chefiada por John Graykeno, o fundador e presidente da Lone Star.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, que destaca que o contrato de gestão prevê que “o património se mantenha registado no balanço do Novo Banco, sendo gerido e rentabilizado pelo veículo texano com vista à sua venda”. O que implica cobrança de comissões pelo trabalho prestado mas, também, em caso de venda posterior com mais-valias associadas.

A instituição bancária justifica que a Hudson Advisors foi contratada, na sequência da compra do Novo Banco pela Lone Star, para “monitorizar e apoiar o plano de recuperação do banco”, sendo que o contrato impede transações entre as empresas Lone Star e o Grupo Novo Banco, exceto no caso de contratos até um valor máximo de 7,5 milhões de euros. Sem entrar em pormenores, o Novo Banco confirma a existência de dois contratos com a Hudson Advisors, “um para a prestação de serviços de assistência e aconselhamento em matérias imobiliárias e outro de serviços gerais em matérias financeiras e estratégicas”.

Recorde-se que a Lone Star comprou, em outubro, 75% do Novo Banco. Não pagou qualquer valor por esta participação, mas injetou mil milhões de euros de capital. A rentabilização dos ativos imobiliários é a forma da Lone Star recuperar parte do que investiu.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Casas em leilão

Selo sobre venda de casas deu num ano mais 50 milhões de euros ao Estado

Former U.N. chief Kofi Annan addresses an advisory commission in Sittwe, Myanmar, September 6, 2016. REUTERS/Wa Lone

Kofi Annan: O diplomata premiado pela defesa da paz

Carlos Saturnino, Sonangol.

( Filipa Bernardo/ Global Imagens )

Sonangol vai manter posições na Galp e no BCP

Outros conteúdos GMG
Gestão de imóveis do Novo Banco passa para empresa da Lone Star