bancos

Google obtém licença para serviços financeiros na UE

(REUTERS/Arnd Wiegmann)
(REUTERS/Arnd Wiegmann)

A Google é a última tecnológica a entrar no mercado europeu de fintech, com uma licença para operar a partir da Lituânia.

A Google Payment, do grupo Alphabet, já tem licença para operar serviços de pagamentos eletrónicos na União Europeia. A entrada no mercado de crédito e pagamentos dá-se com o registo junto dos supervisores da Lituânia, com o banco central do país a autorizar a gigante tecnológica a processar pagamentos, a emitir dinheiro eletrónico e a gerir wallets digitais.

A licença foi concedida pelo Banco da Lituânia na passada sexta-feira. “O nosso ambiente regulatório, e as vantagens que este oferece, têm sido reconhecidos tanto por startups como por empresas de fintech de primeira linha”, indicou em comunicado o banco central.

Um porta-voz da Google indicou também, em declarações à agência Bloomberg, que a multinacional tem em vista projetos na área dos serviços financeiros digitais em todo o continente. “Estamos constantemente a trabalhar para apoiar os nossos clientes na Europa. Candidatámo-nos a uma licença de pagamentos na Lituânia no contexto destes esforços, além de mantermos discussões relativamente a projetos por toda a Europa”.

Até à passada semana, a Lituânia tinha já emitido 39 licenças para pagamentos eletrónicos a diferentes empresas de serviços financeiros digitais. Além da Google, também a Revolut obteve recentemente licença para operar a partir do país do Báltico.

Várias multinacionais tecnológicas têm vindo a entrar no mercado da UE. A Facebbook obteve licença para operar serviços financeiros na Irlanda, e a Amazon Paymnets Europe estabeleceu-se no Luxemburgo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Página inicial

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Centeno: Excedente reflete “dinâmica da economia e esforço de investimento”

Outros conteúdos GMG
Google obtém licença para serviços financeiros na UE