banca

HSBC: Horta Osório e António Simões entre candidatos a CEO

António Horta Osório
António Horta Osório

O presidente executivo do Lloyds e o líder de banca privada do HSBC voltam a ser apontados para a liderança do grupo britânico.

Os banqueiros portugueses António Horta Osório e António Simões estão entre os possíveis candidatos a assumir o cargo de presidente executivo do britânico HSBC.

Horta Osório, presidente executivo do Lloyds, é o primeiro nome de uma lista de favoritos elaborada pelo Financial Times. Também consta na lista divulgada pela Bloomberg, que inclui ainda o nome de António Simões, antigo responsável do HSBC para o Reino Unido e Europa e atual responsável pela divisão de banca privada no grupo.

Os nomes dos banqueiros portugueses já tinham sido sugeridos como possíveis candidatos a CEO do HSBC em 2018 mas acabou por ser escolhido John Flint, que acaba de deixar o grupo inesperadamente, após 18 meses no cargo.

Horta Osório foi reeleito presidente executivo do Lloyds Bank, na Assembleia Geral de acionistas que decorreu em maio deste ano, com 99% dos votos. O banqueiro liderou o Lloyds no processo de recuperação. Dez anos depois do resgate, o Lloyds foi eleito pela sétima vez consecutiva o melhor banco do Reino Unido, pela Euromoney.

O banqueiro recebeu várias distinções ao longo dos anos pelo seu trabalho à frente do Lloyds. É o banqueiro português mais premiado de sempre. Este ano foi considerado um dos 50 grandes líderes mundiais da atualidade pela revista Fortune e recebeu a medalha da Foreign Policy Association pela sua carreira.

António Simões entrou no HSBC em setembro de 2007 como líder de estratégia do grupo. Depois de assumir várias funções, foi nomeado presidente executivo do HSBC e do negócio do grupo na Europa, em setembro de 2015. O português assumiu a liderança do negócio de banca privada global do britânico HSBC, a partir de 1 de janeiro de 2019, substituindo Peter Boyles que se reformou.

O HSBC prevê que deverá levar seis meses a escolher o seu próximo CEO.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

OE2020: PR avisa que é preciso “ir mais longe” em matérias como a saúde

Outros conteúdos GMG
HSBC: Horta Osório e António Simões entre candidatos a CEO