Irregularidades na Espírito Santo Internacional chegam à 1º página do Wall Street Journal

Ricardo Salgado
Ricardo Salgado

As "irregularidades" detectadas pelo Banco de Portugal na holding que controla o Grupo Espírito Santo (GES), chegaram à primeira página do Wall Street Journal.

Com o título “auditoria encontra problemas em grupo português”, a edição europeia do jornal financeiro dá hoje destaque à situação na Espírito Santo International.

Clique aqui para ler o artigo do WSJ (com paywall)

As “graves condições financeiras” da holding são sublinhadas no artigo que descreve a Espírito Santo International como “uma das maiores empresas em Portugal, com holdings desde deter parte dum grande banco português, a hotéis a um operador de hospitais”.

Na edição online do WSJ, a história é analisada mais em detalhe na secção Money Beat.

“Um grande conglomerado português, cujos interesses vão da banca a hotéis a hospitais, está com problemas financeiros. Existem muitas questões por responder, incluindo quais os impactos que isto irá ter nos vários negócios controlados pela empresa”.

Esta não é a primeira vez que questões envolvendo a Espírito Santo International são abordadas pela publicação norte-americana.

Em dezembro, o WSJ dedicou um artigo à holding com o nome de “Espírito Santo faz ginástica financeira para sobreviver à crise” (no original em inglês, “Espírito Santo Engages in Financial Gymnastics to Survive Crisis”).

“Com Portugal arredado dos mercados financeiros globais desde 2011, um dos maiores conglomerados do país encontrou uma forma de fazer dinheiro fácil: durante um período de 21 meses, vendeu mais de seis mil milhões de dívida a um dos seus fundos de investimento, aumentando abruptamente o risco para os investidores”, pode-se ler no artigo.

O WSJ sublinhava que a operação foi “legal e de acordo com as regras regulatórias, e demonstra como é que as empresas, incluindo bancos, usaram ginástica financeira para sobreviver à crise financeira da região”.

Leia também:Detetadas irregularidades na holding que controla Grupo Espírito Santo

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), esta tarde na Assembleia da República, em Lisboa, 09 de janeiro de 2020. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Subida do PIB em 2019 chega aos 2,2% com revisão nas exportações de serviços

Foto - Leonardo Negrao

Deco: seguros de saúde não cobrem coronavírus, seguros de vida sim

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

Irregularidades na Espírito Santo Internacional chegam à 1º página do Wall Street Journal