BPI

Isabel dos Santos: Estão reunidas condições para o futuro do BPI e do BFA

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Empresária angolana reage, em comunicado, para dizer que estão reunidas as condições para que BPI e BFA consolidem a sua posição

Isabel dos Santos saúda “a solução encontrada para resolver a situação no BPI” e assume que o resultado que saiu da Assembleia Geral, “reflete o consenso entre os acionistas e mostra o sentido de compromisso e responsabilidade que sempre orientou a atuação da Santoro”.

Desta forma e através de comunicado, a empresária angolana e filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, deixa antever um acordo com o BPI para o Banco de Fomento e Angola (BFA).

“Estão reunidas as condições para que ambas as instituições, o BPI e o BFA, consolidem a sua posição nos mercados português e angolano, contribuindo para o crescimento das economias de ambos os países.”, adianta o mesmo comunicado

Isabel dos Santos acrescenta ainda que “desde o início, conduzimos este processo com idoneidade e transparência, de forma a responder aos interesses de todas as partes envolvidas”.

Os investidores reagiram positivamente à reunião de acionistas do BPI e as ações do banco já lideram os ganhos da praça nacional. O banco liderado por Fernando Ulrich soma 3,8% em bolsa, para o 1,132 cêntimos por ação, depois de os acionistas terem aprovado o fim aos limites de voto que consistiam um entrave à OPA lançada pelo CaixaBank.

O anúncio preliminar foi divulgado ao final da tarde de quarta-feira, depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter anunciado que o CaixaBank teria de apresentar um novo anúncio de Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI, na sequência da aprovação da desblindagem dos estatutos do banco liderado por Fernando Ulrich, aprovada esta quarta-feira.

A contrapartida agora oferecida pelo banco catalão, que já detêm 45,67% do BPI, é de 1,134 euros por ação – um valor ligeiramente acima do 1,113 euros que o CaixaBank tinha avançado na primeira oferta, lançada em abril. O novo valor decorre das imposições previstas no Código dos Valores Mobiliários.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, momentos antes de falar aos jornalistas no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, 3 de setembro de 2020. MÁRIO CRUZ/POOL/LUSA

Défice público chega a 6,1 mil milhões em agosto, mas suaviza face a julho

Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Sinistros automóveis sem seguro custaram 4,7 milhões

Bosch testes rápidos

DGS aprova testes rápidos à covid da Bosch. Primeiro evento é a Volta a Portugal

Isabel dos Santos: Estão reunidas condições para o futuro do BPI e do BFA