Novo Banco

Lone Star promete trabalhar incansavelmente para conseguir comprar Novo Banco

Fundo norte-americano identifica "enorme potencial por explorar" no Novo Banco e promete investir na instituição

O fundo Lone Star promete “trabalhar incansavelmente” nas negociações com o Banco de Portugal, Fundo de Resolução e governo português para assegurar a compra do Novo Banco, depois de ter sido apontado como o candidato em melhor condições pelo supervisor bancário.

Ontem, já perto da meia-noite, o Banco de Portugal comunicou oficialmente ter decidido convidar o fundo de investimento Lone Star a “aprofundar negociações” para a compra do Novo Banco, não tendo porém riscado qualquer outro dos candidatos. O supervisor pretende com esta nova ronda negocial “minimizar ou retirar” os riscos que as ofertas representam para os contribuintes.

No comunicado de ontem, o Banco de Portugal referiu que apesar da proposta da Lone Star ser aquela em melhores condições para tomar o Novo Banco, a verdade é que a mesma apresenta “condicionantes” com potencial impacto nas contas públicas, as tais questões que devem ser retiradas ou minimizadas, caso contrário o negócio será chumbado pelo governo.

Agora, e em reação às posições assumidas pelo Banco de Portugal mas também pelas Finanças já hoje, a Lone Star salienta a sua disponibilidade para “trabalhar incansavelmente” na nova ronda negocial com as autoridades portugueses de modo a atingir um benefício de longo prazo para “clientes, colaboradores e credores” do banco mas também para a “economia portuguesa em geral”.

Sobre a disponibilidade de deixar cair as condicionantes propriamente ditas, nada é referido pelo fundo de investimento.

“Vamos continuar a trabalhar incansavelmente com o Banco de Portugal, o Fundo de Resolução e o governo português para assegurar um acordo final para apoiar a reestruturação do Novo Banco, para um benefício de longo prazo dos seus clientes, colaboradores, credores e da economia portuguesa em geral”, diz Oliver Brahin, presidente da empresa para a Europa, citado no comunicado.

Salientando que reconhece “que o Novo Banco tem um enorme potencial por explorar”, a Lone Star promete que vai investir no banco caso venha a ficar com o mesmo, manifestando-se “muito otimista” face ao futuro da economia portuguesa e prometendo “disponibilizar o capital, recursos e os conhecimentos” para que o ex-BES continue a ser um pilar forte da banca em Portugal.

“Compreendemos a importância de dar os passos necessários, em parceria com todos os stakeholders do Novo Banco, para ajudar a restabelecer a saúde financeira da instituição, numa perspectiva de longo prazo”, refere o fundo a terminar o comunicado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Lone Star promete trabalhar incansavelmente para conseguir comprar Novo Banco