Associação Mutualista Montepio

Montepio: Polémica sobre evento que junta Vieira da Silva e Tomás Correia

Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O envio do convite está a causar consternação por surgir quando ainda decorrem eleições na Mutualista.

A poucos dias de terminarem as eleições para a liderança da Associação Mutualista, está a ser difundido um convite para um evento que junta o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva, e António Tomás Correia, que concorre a um quarto mandato, além de outros membros da sua lista, incluindo o padre Vítor Melícias.

O convite visa promover uma sessão de apresentação do livro ‘Banca Solidária: por um banco português e da economia social’ de Jorge Sá, dirigente da Mutualista e concorrente pela lista A, de Tomás Correia, a membro do conselho geral da Mutualista. No programa do evento, que está agendado para dia 13 de dezembro, além dos três autores da obra, constam apenas Tomás Correia, Vieira da Silva e Vítor Melícias, que será orador.

O envio do convite está a causar consternação junto de, pelo menos, uma das listas concorrentes da lista A.

Num esclarecimento por email, enviado ontem à noite, uma porta-voz do Ministério do Trabalho esclarece que Vieira da Silva “não estará presente nesse evento de dia 13 de dezembro, de apresentação do livro ‘Banca Solidária'”.

Vieira da Silva tem a tutela das mutualistas. Um despacho do governo, aprovado na semana passada, passou a supervisão financeira da Mutualista Montepio para as mãos da ASF-Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões.

Na passada segunda-feira, Vieira da Silva recebeu em audiência os outros dois candidatos à liderança da maior mutualista do país: Fernando Ribeiro Mendes, líder da lista B, e António Godinho, que lidera a lista C. Os dois candidatos alertaram o ministro para os riscos de fraude e de irregularidades nas eleições da Associação que decorrem até ao dia 7 de dezembro.

A Mutualista gere ativos de quase 4.000 milhões de euros, tem mais de 620 mil associados e é dona da Caixa Económica Montepio Geral.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Montepio: Polémica sobre evento que junta Vieira da Silva e Tomás Correia