Futuro da Banca

Novo Banco. Aethel quer bloquear venda ao fundo Lone Star

Grupo britânico quer que Banco de Portugal relance processo de venda

O grupo britânico Aerhel Partners quer bloquear a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star. O grupo financeiro já apresentou uma queixa ao Banco de Portugal e defende que o processo deve ser relançado, noticia a Reuters.

A venda do Novo Banco ao Lone Star foi acordada a 31 de março, com a assinatura de um memorando de entendimento, prevendo um investimento de mil milhões de euros e que o Fundo de Resolução mantenha uma participação de 25%. Contudo, há vários passos que têm de ser assegurados para concretizar a venda.

A Aethel Partners apresentou uma queixa no Banco de Portugal esta semana, defendendo que o processo deve ser relançado porque o banco central não considerou devidamente a proposta de 3,8 mil milhões de euros que a Aethel apresentou quando definiu o Lone Star como vencedor, segundo os documentos a que a Reuters teve acesso.

A União Europeia exige que Portugal venda o Novo Banco até agosto ou o banco de transição terá de ser liquidado. Este movimento da Aethel ameaça complicar ainda mais uma transação que já está envolta em disputas legais com credores do banco e que depende dos obrigacionistas.

Leia mais: O Novo Banco está assinado. Mas está mesmo vendido?

O porta-voz da Aethel disse à Reuters que “já demos instruções aos nossos advogados em Portugal para que procurem uma forma rápida de suspender o processo de venda e bloquear a decisão de vender o Novo Banco à Lone Star”.

“A execução destes processos judiciais pode levar a uma injunção e a uma ação que desafie esta decisão”, acrescenta a fonte. Em causa estão processos em tribunal dos obrigacionistas do antigo BES, que reclamam 1,5 mil milhões de euros de perdas em obrigações do Novo Banco. Estes obrigacionistas avançaram para tribunal para travar a venda mas ainda não houve decisão.

A mesma fonte afirmou que foi solicitada, ao Banco de Portugal, informação e documentos sobre o processo de venda.

Fonte oficial do Banco de Portugal não quis comentar. Fonte oficial do Lone Star também não quis comentar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

Ministro das Finanças, Mário Centeno, na Católica Porto Business School. Fotografia:  Igor Martins / Global Imagens

Mário Centeno quer mais exigência nos benefícios fiscais

Outros conteúdos GMG
Novo Banco. Aethel quer bloquear venda ao fundo Lone Star