Futuro da Banca

Novo Banco. Governo confirma encontro com Lone Star

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: Mário Cruz/Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: Mário Cruz/Lusa

Executivo está a reunir com "todos os potenciais interessados, sempre a pedido dos mesmos".

O Governo confirmou hoje que está a receber todos os interessados na compra do Novo Banco, depois de ter sido noticiado no fim de semana pelo DN e hoje pelo Público que têm ocorrido reuniões com os fundos, nomeadamente com o Lone Star, que apresentou a proposta mais atrativa.

“O Governo recebeu todos os potenciais interessados, sempre a pedido dos mesmos, no âmbito do acompanhamento do processo de venda do Novo Banco, dada a importância do banco na estabilidade do sistema financeiro”, disse fonte oficial do ministério das Finanças ao Dinheiro Vivo.

Além do Lone Star, o fundo Apollo/Centerbridge também está na corrida e pode juntar-se à família Violas Ferreira, acionista português de referência do BPI.

O Executivo está a encontrar-se com os diversos interessados no processo, no sentido de negociar uma melhoria das propostas, nomeadamente, no caso do Lone Star, para deixar cair o pedido de garantias públicas sobre 2,5 mil milhões de euros.

Enquanto Centeno reúne com os interessados a via da nacionalização vai ganhando força – depois do ministro das Finanças ter dito que não excluía nenhuma possibilidade mas que dava a garantia que a venda não teria custos para os contribuintes – com o PS a querer que o PCP aceite uma nacionalização temporária, diz o Público. Até porque já vários representantes do PS vieram dizer que uma nacionalização é a opção que menos pesa para os contribuintes.

Ainda não há decisão, contudo, sobre o sentido de voto do PS à proposta do PCP para a nacionalização do banco de transição. A discussão deverá ocorrer no Parlamento na primeira semana de fevereiro.

O Governo tem até agosto para vender o Novo Banco, tendo-se comprometido com Bruxelas em avançar para uma “liquidação ordeira” se não conseguir fechar o dossier até esta data.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fernando Ulrich, futuro chairman do BPI, e Pablo Forero, futuro CEO. Foto: Tiago Petinga/EPA

Acionistas do BPI reunidos. Começa hoje a era CaixaBank

Brasil é a 1ª economia da América do Sul

Portugal é a nova Miami para os brasileiros ricos

Fernando Rocha Andrade
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Cobrança coerciva deverá render neste ano 1104 milhões ao fisco

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Novo Banco. Governo confirma encontro com Lone Star