Novo Banco

Novo Banco perde 25 potenciais interessados

Foto: Global Imagens
Foto: Global Imagens

As empresas que ficam de fora são as que abriram processos judiciais contra decisões tomadas na resolução do BES.

A lista de potenciais investidores que estão a ser contactados para comprar o Novo Banco está mais magra. Segundo o Jornal de Negócios desta sexta-feira, os processos judiciais que foram abertos contra o Banco de Portugal por causa de decisões tomadas na resolução do BES obrigam a ficar de fora do processo 25 entidades.

Isto porque, pelas regras do processo, não podem candidatar-se à compra do Novo Banco quaisquer entidades que tenham contestado judicialmente a resolução do BES ou outras decisões tomadas no âmbito desta intervenção.

Saiba mais: Novo Banco pode ter que despedir mais.

Entre as entidades que ficam de fora da lista a contactar estão a BlackRock, Goldman Sachs ou a Pimco que, juntamente com mais 11 outras entidades, decidiram esta semana avançar com um processo contra o Banco de Portugal, segundo noticiou o Financial Times.

Estas 14 instituições consideram que foram prejudicadas pela decisão de transferir cinco linhas de obrigações sénior do Novo Banco para o BES mau o que levou os detentores dessas linhas a perder dinheiro, mais precisamente cerca de dois mil milhões de euros.

Esses investidores internacionais dizem que os investidores portugueses de retalho que tinham obrigações semelhantes não tiveram perdas e alegam, por isso, que o Banco de Portugal discriminou com base na nacionalidade.

A venda do Novo foi oficialmente lançada na semana passada e Sérgio Monteiro, o ex-secretário de Estado dos Transportes que está agora responsável pelo processo, irá fazer um roadshow junto de vários investidores na Europa e EUA, sendo que a operação será feira em bolsa e numa venda direta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
João Lousada no deserto de Omã como astronauta análogo, em 2018

João Lousada. Conheça o primeiro português a liderar a Estação Espacial

João Lousada no deserto de Omã como astronauta análogo, em 2018

João Lousada. Conheça o primeiro português a liderar a Estação Espacial

Fotografia: REUTERS/Henry Nicholls - RC122C9DD810

Cartas de Boris Johnson causam surpresa e perplexidade em Bruxelas

Outros conteúdos GMG
Novo Banco perde 25 potenciais interessados