Banif

Oitante vende Banif Malta

Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens
Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens

A venda assegura que a Oitante seja reembolsada de um empréstimo subordinado no valor de cinco milhões de euros.

A Oitante, entidade que ficou com os ativos tóxicos do Banif no âmbito da resolução, em dezembro do ano passado, concluiu a venda da participação que detinha no capital do Banif Malta, segundo um comunicado divulgado.

A venda dos 78,46% do capital foi concretizada à entidade Al Faisal International for Investment Malta Limited, acrescenta o comunicado. A venda assegura que a Oitante seja reembolsada em cinco milhões de euros, no âmbito de um empréstimo subordinado.

“O desfecho desta operação de venda ocorre após terem sido verificadas todas as condições estabelecidas na documentação contratual da operação assinada em dezembro de 2015 e posteriormente aditada em junho de 2016, incluindo a obtenção de autorização pela Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu”, refere o comunicado.

“Esta operação visa permitir a capitalização do Banif Malta com vista a fortalecer os requisitos prudenciais aplicáveis, bem como a criação de condições para a sustentabilidade desta entidade e, consequentemente, a preservação de postos de trabalho”, conclui o comunicado da Oitante.

A entidade tem avançado com a venda de vários ativos do Banif (os ativos saudáveis foram vendidos ao Santander Totta por 150 milhões de euros, no âmbito da resolução), nomeadamente do Banif Investimento a um grupo chinês.

A Oitante tem cerca de 1,5 mil milhões de ativos para vender, incluindo crédito malparado e imóveis.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Oitante vende Banif Malta