BPI

OPA ao BPI. Isabel dos Santos pode encaixar 302 milhões de euros

Isabel dos Santos detém 270,6 milhões de ações do BPI através da Santoro que poderão valer encaixe de 301 milhões. Banco BIC pode receber 33 milhões

O preço oferecido pelo CaixaBank na oferta pública de aquisição sobre o BPI anunciada esta manhã significa que o grupo espanhol colocou em cima da mesa da Santoro Finance uma proposta de 301,2 milhões de euros pelos 18,576% do capital que Isabel dos Santos detém no banco presidido por Fernando Ulrich.

Este preço compara negativamente com os 359,7 milhões de euros que a Santoro poderia ter encaixado em fevereiro do ano passado, quando o grupo espanhol avançou com uma OPA também sobre o BPI, colocando então 1,329 euros por ação em cima da mesa.

A holding da empresária angolana detém 270,6 milhões de ações do BPI, sendo o segundo maior acionista do BPI depois do CaixaBank, dono de 642,4 milhões de ações, o equivalente a 44,097% do capital.

Depois de espanhóis e angolanos, o maior acionista do BPI é o grupo alemão Allianz, detentor de 122,7 milhões de títulos do banco, ações que poderão trazer um encaixe de 136,6 milhões de euros para a seguradora, caso a OPA avance e aceite a oferta espanhola.

O grupo Violas, com 2,68%, e o banco BIC, com 2,284%, são os quarto e quinto maiores acionistas do BPI, podendo encaixar 39 milhões e 37 milhões de euros com o atual preço oferecido pelo CaixaBank.

O encaixe que o banco BIC poderá conseguir com a OPA também pode ser parcialmente visto como uma receita de Isabel dos Santos, já que detém 42,5% desta instituição, tanto quanto Fernando Teles.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa Fotografia: Rodrigo Cabrita / Global Imagens

Medidas do Banco de Portugal para travar riscos no imobiliário são “adequadas”

Lisboa Fotografia: Rodrigo Cabrita / Global Imagens

Medidas do Banco de Portugal para travar riscos no imobiliário são “adequadas”

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Finanças destacam período de crescimento mais sustentável das últimas décadas

Outros conteúdos GMG
OPA ao BPI. Isabel dos Santos pode encaixar 302 milhões de euros