Dinheiro

Portugueses ainda têm mais de 100 milhões de euros em notas de escudos

(Reinaldo Rodrigues / Global Imagens)
(Reinaldo Rodrigues / Global Imagens)

São mais de 15 milhões de notas de escudos que ainda não foram trocadas por euros. Maior parte corresponde a notas de cinco mil escudos.

Os portugueses têm mais de 100 milhões de euros em notas de escudos que ainda não foram trocadas, segundo um relatório do Banco de Portugal divulgado esta segunda-feira. No ano passado foram trocadas mais de 137 mil notas, num montante de dois milhões de euros.

“A 31 de dezembro, continuavam em posse do público 15,3 milhões de notas de escudo passíveis de ser trocadas após essa data, no valor de 106,3 milhões de euros”, refere a autoridade monetária. Deste valor, cerca de um terço correspondia a notas de cinco mil escudos.

Ainda existem várias notas que podem ser trocadas. Esta segunda-feira era o último dia em que se podiam trocar as notas de 500 euros, com Mouzinho da Silveira na efígie. Mas ainda existem algumas notas com o mesmo valor e também de mil, dois mil, cinco mil e dez mil escudos, que entraram em circulação em 1996, que podem ser trocadas até 2022.

No final do ano passado prescreveram várias notas e houve mesmo uma corrida ao Banco de Portugal no final do ano para trocar esse dinheiro. As notas de escudo que ainda não foram subscritas podem ser trocadas nas tesourarias do Banco de Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.

Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira

Outros conteúdos GMG
Portugueses ainda têm mais de 100 milhões de euros em notas de escudos