BBVA

Presidente do BBVA: “A indústria bancária tornou-se obsoleta”

Francisco González, presidente do BBVA Espanha. Fotografia: REUTERS/Vincent West
Francisco González, presidente do BBVA Espanha. Fotografia: REUTERS/Vincent West

Presidente do banco espanhol critica a pesada estrutura de custos de um sistema financeiro "arcaico" com oferta "pouco diferenciada"

O presidente do BBVA, Francisco González, lançou duras críticas ao atual estado de saúde do sector financeiro. Além de obsoleto, o responsável qualifica a indústria de arcaica e sem oferta diferenciada.

“A indústria bancária tornou-se obsoleta, com estruturas de custos pesadas, sistemas arcaicos, com oferta pouco diferenciada e com excesso de pessoas”, afirmou o presidente do banco espanhol.

Numa conferência no México, González considerou que “melhorar a produtividade é o maior desafio que enfrentamos hoje” e que isso é “um processo nada suave nem homogéneo, mas essencial para qualquer empresa e também para a banca”.

O presidente do BBVA salientou ainda o momento complexo que o sector financeiro atravessa, com taxas juro em mínimos que pressionam as margens, além da regulação que, segundo o responsável, tem igualmente pesado na indústria.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 04 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Governo vê economia a crescer 4,3% em 2021 e desemprego nos 8,7%

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a conferência de imprensa após a reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social por video-chamada, no Ministério da Economia, em Lisboa, 16 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Segunda fase do lay-off custa mais de 700 milhões de euros

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Foto: direitos reservados

Rocha de Matos: IVA devia ser de 6% em todos os eventos para ajudar o turismo

Presidente do BBVA: “A indústria bancária tornou-se obsoleta”