Dinheiro Vivo TV

Quando o banco vende um crédito de um imóvel herdado

A carregar player...

Nos últimos anos, os bancos têm vindo a vender créditos em situação de incumprimento a fundos e empresas especializadas em recuperação de créditos.

Entre esses créditos estão, por vezes, empréstimos de clientes que entretanto faleceram.
Tem havido casos em que herdeiros são contactados por estas empresas para liquidarem a dívida relativa ao crédito a habitação de um familiar falecido. Os herdeiros não devem pagar.

Normalmente, os contratos de crédito à habitação estão cobertos por seguros de vida e cabe aos bancos acionarem os seguros em caso de falecimento dos clientes.

Se o seguro de vida estava válido na data do falecimento, a seguradora tem de liquidar o empréstimo.

Se o banco nada fez para acionar o seguro, os herdeiros devem perguntar à seguradora o que é preciso fazer para o acionamento ser feito. A apólice pode entretanto já ter sido anulada mas pode sempre ser reativada, desde que estivesse válida na altura do falecimento.

O banco poderá mesmo ter de pagar o valor restante que não esteja coberto pelo seguro, visto que cabia ao banco acionar o seguro do qual o próprio banco era o beneficiário.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

Quando o banco vende um crédito de um imóvel herdado