Comissão de Inquérito Banif

Recapitalização e resolução foram “momentos difíceis” para a Rentipar

Fotografia: Tiago Petinga/Lusa
Fotografia: Tiago Petinga/Lusa

A Rentipar, acionista histórica do Banif, teve na recapitalização do banco em 2013 e na resolução no final de 2015 os seus "momentos mais difíceis"

A Rentipar, acionista histórica do Banif, teve na recapitalização pública do banco em 2013 e na resolução do mesmo no final de 2015 os seus “momentos mais difíceis”, disse hoje um administrador do grupo.

Fernando Inverno está a ser ouvido esta tarde na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif enquanto representante da Rentipar, entidade presidida por Teresa Roque, filha do fundador do Banif, Horácio Roque.

“A Rentipar conheceu o momento mais difícil da sua história quando o banco teve de ser recapitalizado com apoio público [no começo de 2013]. Foi aí que incidiu o maior problema e o maior impacto na Rentipar”, vincou o responsável.

A diminuição da participação da Rentipar no Banif “gerou prejuízo logo naquele momento”, mas depois houve a “esperança” de que o banco pudesse melhorar, nomeadamente com o evoluir das suas ações em bolsa e também do contexto económico e financeiro internacional.

“O segundo momento [mais difícil] terá acontecido na resolução do banco”, diria posteriormente Fernando Inverno aos deputados da comissão parlamentar de inquérito.

A audição de Fernando Inverno decorre sem recolha de imagens e vídeos, tendo o administrador da Rentipar pedido a reserva de imagem para que não houvesse fotografias e transmissão em vídeo da sua presença na comissão de inquérito.

Em 2003, a Rentipar – à época detida maioritariamente por Horácio Roque – passou a deter o controlo direto do capital do Banif, na sequência da oferta pública de aquisição.

Após a injeção de 1,1 mil milhões de euros do Estado no banco, a posição da ‘holding’ mudou: o Estado ficou então dono de 99,2% das ações do Banif e de 98,7% dos direitos de voto.

Os outros principais acionistas eram a Rentipar Financeira (‘holding’ detida nessa altura pelas filhas do fundador do banco, Horácio Roque) e o grupo Auto-Industrial.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Recapitalização e resolução foram “momentos difíceis” para a Rentipar