banca

Santander em conversações para compra de corretora de Londres

Ana Botín, presidente do Santander. Fotografia:  EPA/JUAN CARLOS HIDALGO
Ana Botín, presidente do Santander. Fotografia: EPA/JUAN CARLOS HIDALGO

Sky News avançou que o banco espanhol prepara caminho para uma oferta pela Peel Hunt, avaliada em 74 milhões de libras esterlinas em 2010.

O banco Santander está em conversações para a compra da corretora britânica Peel Hunt, num movimento para reforço da divisão de banca de investimento e num sinal de consolidação do sector com a entrada em vigor de uma nova diretiva dos mercados financeiros que poderá encarecer as operações das corretoras.

A notícia foi avançada pela Sky News, dando conta de que a abordagem do banco espanhol está numa etapa inicial. A gestão da Peel Hunt afirmou que a corretora “não está, categoricamente, à venda”.

O Santander recrutou no ano passado um antigo executivo da JP Morgan Chase, Jose Maria Linares, para liderar a área de corporate banking global, que a presidente do banco, Ana Botín, pretende fazer crescer e que representou no ano passado um quinto dos lucros do grupo.

A Peel Hunt foi avaliada em 74 milhões de libras (seriam mais de 83 milhões de euros ao câmbio atual) há oito anos, quando foi adquirida por gestores da empresa ao banco belga KBC. A corretora produz research sobre o mercado britânico de capitais.

A possível venda está a ser analisada como uma procura de reforço de dimensão face a esperadas perdas de rendibilidade das corretoras com a entrada em vigor, no início deste ano, da nova Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF II).

A regulamentação produz novas exigências. Obriga, por exemplo, as corretoras a fixarem preços determinados pelo aconselhamento ao investimento ao invés de cobrarem um valor proporcional ao volume de transações por ordem do investidor, entre outras medidas que estão a ser analisadas pelo sector como fonte de pressão nas operações.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Santander em conversações para compra de corretora de Londres