BPI

Santos Silva confiante de que Isabel dos Santos aceitará proposta

Fernando Ulrich e Artur Santos Silva
Fernando Ulrich e Artur Santos Silva

Assembleia Geral de hoje no Porto aprovou a desblindagem dos estatutos do BPI com 94% dos votos a favor da proposta do Conselho de Administração.

Artur Santos Silva, presidente do Conselho de Administração do BPI, revelou esta quarta-feira que está confiante na aceitação da proposta que foi feita, ontem à noite, à Unitel de Isabel dos Santos, relativamente à venda de 2% do capital do banco português no Banco de Fomento de Angola.

“O BPI não tinha alternativa, face ao Banco Central Europeu. A única alternativa que restou consiste em desconsolidar o banco para reduzir a exposição a África, alterando a estrutura acionista no BFA“, comentou Santos Silva, no final da assembleia geral do BPI, esta quarta-feira, no Porto.

Segundo o presidente do conselho de administração do BPI, a redução da participação do BPI no BFA em apenas 2 pontos percentuais permite obedecer às regras do BCE, ainda que este tenha de aceitar essa solução se a Unitel der luz verde ao negócio. “Em janeiro, o BCE não aceitou a proposta de alienarmos 10%, mas não havia nenhuma OPA ao BPI. Estou convencido que estes 2% serão suficientes para discutirmos esta possibilidade com o BCE se a OPA avançar”, rematou Santos Silva.

A oferta feita à Unitel, comunicada ontem à noite à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi feita em véspera da votação da desblindagem de estatutos do BPI – que contava inicialmente com a oposição da Santoro, de Isabel dos Santos. Segundo Santos Silva, a oferta não exige a “desblindagem como condição, mas parte desse pressuposto”.

Na assembleia geral desta quarta-feira, sabe o Dinheiro Vivo, o representante da Santoro absteve-se na votação, o que permitiu a eliminação do exercício dos direitos de voto da instituição.

A proposta do BPI também inclui o pressuposto de que o BFA pagará os dividendos ao BPI. “Acho que vamos receber os dividendos. Sempre correu bem, estamos certos de que irá ser resolvido”, declarou Santos Silva.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Santos Silva confiante de que Isabel dos Santos aceitará proposta