banca

Sindicato da banca aprova alteração de estatutos para fundir-se com 3 sindicatos

(Leonardo Negrão / Global Imagens)
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) aprovou hoje, em Lisboa, a alteração dos seus estatutos para poder fundir-se com mais três sindicatos, um também da banca e dois dos seguros, revelou o presidente.

A aprovação da alteração dos estatutos ocorreu no XX Congresso Extraordinário do SBSI.

O SBSI quer juntar-se ao Sindicato dos Bancários do Centro, ao Sindicato dos Seguros de Portugal e ao Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora para formar uma nova estrutura, a “Mais Sindicato”.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, Rui Riso, disse que o propósito é ter “um sindicato mais forte” que abranja “todos os profissionais” do setor financeiro e com diferentes vínculos laborais.

“Um sonho de décadas”, descreveu Rui Riso, ressalvando que a fusão dos quatro sindicatos é “um processo exigente” que é feito pela primeira vez em Portugal e que requer vários “passos legais”.

A alteração dos estatutos do SBSI, um dos primeiros passos, vai ser enviada ao Ministério do Trabalho para efeitos de validação.

A ser criado, o “Mais Sindicato” juntará 50 mil associados dos quatro sindicatos. O SBSI, o maior dos quatro, agrega 37 mil sócios e, além da atividade sindical, tem serviços de assistência médico-social, como lar de idosos, centros clínicos e hospital.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Sindicato da banca aprova alteração de estatutos para fundir-se com 3 sindicatos