sindicatos

Socialistas do Sindicato dos Bancários do Sul reelegem Rui Riso

( Jorge Amaral / Global Imagens )
( Jorge Amaral / Global Imagens )

Socialistas do SBSI reuniram-se em Assembleia Geral para eleger o seu secretário coordenador, que será o candidato à presidência do sindicato em abril

Os socialistas do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) reelegeram hoje Rui Riso, por unanimidade, para mais quatro anos de liderança e decidiram que a coligação com o PSD é para manter na direção sindical.

A tendência sindical socialista do SBSI reuniu-se em Assembleia Geral, em Lisboa, para eleger o seu secretário coordenador, que será o candidato à presidência do sindicato nas eleições de abril.

Fonte sindical disse à agência Lusa que os socialistas do SBSI decidiram ainda manter a coligação PS/PSD que sustenta a direção do sindicato, “em moldes a definir por ambas as partes”.

Se tudo correr como o previsto, e se a direção de Rui Riso for reeleita em abril, a sua principal aposta será “a concretização do sonho do sindicato nacional” do setor financeiro.

Os três sindicatos de bancários e os dois dos seguros que integram a FEBASE (Federação sindical do setor financeiro) referendaram no final de novembro a possibilidade de fusão num único sindicato nacional.

A fusão foi aprovada, exceto pelo sindicato dos bancários do Norte, que fica de fora deste processo.

Segundo Rui Riso, os próximos passos deste processo, a dar ainda este mês, são administrativos e relacionados com as auditorias a fazer aos sindicatos.

O processo de fusão é independente das eleições sindicais, mas a sua concretização depende da vontade das próximas direções dos quatro sindicatos integrantes.

O Sindicato dos Bancários do Centro, dirigido por socialistas, também tem eleições em abril e também deverá reunir em breve a tendência sindical socialista, mas a assembleia ainda não está marcada.

A presidente do sindicato, Helena Carvalheiro, disse à Lusa que se irá recandidatar e que o principal compromisso do seu programa eleitoral será “conduzir os bancários do centro ao sindicato de âmbito nacional”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Estação_Santa_Apolónia (800x600)

Sonae Capital investe 12 milhões para construir hotel em Santa Apolónia

Fotografia: D.R.

FMI baixa previsão de crescimento para economia mundial em 2019 e 2020

Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. EPA/JULIEN WARNAND

Centeno: “Decisores políticos devem pensar o que levou a abrandamento”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Socialistas do Sindicato dos Bancários do Sul reelegem Rui Riso