depósitos

Taxa de juro dos depósitos cai para novo mínimo histórico

Depósitos

Nas novas operações de crédito à habitação, a taxa de juro média praticada subiu quatro pontos base em junho, face a maio, para 1,45%.

A taxa de juro de média aplicada aos depósitos de particulares até um ano caiu em junho para um novo mínimo histórico de 0,15%, face a 0,16% em maio, anunciou o Banco de Portugal.

Nos depósitos de empresas, a taxa de juro média dos novos depósitos até um ano desceu três pontos base para 0,11%.

Os depósitos de particulares subiram em junho face ao mês anterior, para 142,8 mil milhões de euros, refletindo uma taxa de variação homóloga de 2,7%, mais 0,6 pontos percentuais do que em maio, indicou o supervisor.

Nas novas operações de crédito à habitação, a taxa de juro média praticada subiu quatro pontos base em junho, face a maio, para 1,45% enquanto nos empréstimos concedidos para consumo a taxa de juro média caiu dois pontos base para 7%.

Segundo o banco de Portugal, no mês de junho, “os volumes de novas operações para habitação, consumo e outros fins totalizaram, respetivamente, 990 milhões de euros, 419 milhões de euros e 146 milhões de euros”.

A taxa de variação anual dos empréstimos a particulares à habitação foi de -1,1%, um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação a maio.

Os empréstimos concedidos pelos bancos a empresas aumentaram, apresentando uma taxa de variação anual de -0,6%, face à taxa de -1,0% registada em maio.

No crédito concedido às empresas, a taxa de juro média dos novos empréstimos desceu 10 pontos base para 2,36%. “Esta descida refletiu a diminuição das taxas de juro no segmento das operações abaixo de um milhão de euros [18 pontos base para 2,65%], que atingiram um mínimo histórico da série”, destacou o Banco de Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Empresas com quebras de 25% vão poder pedir apoio à retoma

CMVM. Fotografia: DR

Auditores: CMVM encontrou 66 irregularidades graves

isabel dos santos nos

Luanda Leaks: CMVM envia processos para o Ministério Público

Taxa de juro dos depósitos cai para novo mínimo histórico