Comissões

Tem conta à ordem? BdP recomenda que verifique o extrato de comissões

FOTO: Arquivo / Global Imagens
FOTO: Arquivo / Global Imagens

Se tem uma conta de depósito à ordem, durante o mês de janeiro, deverá receber um extrato de comissões.

O Banco de Portugal emitiu, esta terça-feira, uma recomendação aos clientes bancários para que verifiquem o seu extrato de comissões, que tem de ser enviado pelos bancos durante este mês de janeiro.

“Se tem uma conta de depósito à ordem saiba que, durante o mês de janeiro, deverá receber um extrato de comissões”, lembra o supervisor da banca num comunicado.

No extrato de comissões, deve constar informação detalhada sobre “a comissão unitária cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado” bem como o montante total das comissões cobradas para todos os serviços prestados durante o ano anterior.

O documento tem ainda de detalhar “a taxa de juro aplicada à facilidade de descoberto, se a tiver contratado, ou a eventuais ultrapassagens de crédito, e o montante total dos juros cobrado” e “a taxa de juro remuneratória aplicada à respetiva conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros auferidos”.

O Banco de Portugal frisa que o extrato de comissões é enviado pelo banco através do meio de comunicação que foi acordado com o cliente. “Pode receber o extrato pelo correio, por e-mail, através do homebanking ou da app do seu banco. Se o extrato de comissões lhe for enviado por e-mail, a mensagem de correio eletrónico deve conter, no assunto, a expressão ‘extrato de comissões'”, adianta o supervisor.

Caso seja disponibilizado através do homebanking ou da app, o banco deve informar o cliente, por e-mail ou por SMS, sobre o local do site ou da app onde pode consultar.

Além deste comunicado, o Banco de Portugal disponibilizou, na sua página na Internet, um vídeo com informação sobre o extrato de comissões.

Atualizada às 11H20 com mais informação

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
7. Aeroporto de Londres Heathrow

Oficial. Portugal fora do corredor turístico do Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Decisão do Reino Unido é “absurda”, “errada” e “desapontante”, diz Santos Silva

O primeiro ministro, António Costa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

António Costa admite despedimentos na TAP com menos rotas e aviões

Tem conta à ordem? BdP recomenda que verifique o extrato de comissões