banca

Tesouro britânico lucra mil milhões com a venda da participação no Lloyds

(Foto: ANDY RAIN/EPA)
(Foto: ANDY RAIN/EPA)

Vendidas as últimas ações, o governo britânico lucrou mais de mil milhões de euros. Este valor supera os 585 milhões ontem avançados pela imprensa.

O Tesouro do Reino Unido anunciou a saída total do capital do Lloyds, liderado pelo português António Horta-Osório, depois de vendidas as últimas ações. Com a venda da participação, o governo britânico lucrou 900 milhões de libras – mais de mil milhões de euros. O valor agora avançado supera os 585 milhões ontem avançados pela imprensa.

“O Governo britânico anunciou hoje a venda das últimas ações no Lloyds Banking Group, recebendo mais de mil milhões de euros em excesso do valor que investiu no banco. Há seis anos herdámos um banco muito fragilizado e em situação financeira muito precária. Graças ao trabalho árduo desenvolvido por todas as equipas do Banco, o Lloyds é hoje um banco muito sólido, rentável, a pagar dividendos e a apoiar a economia britânica”, refere Horta Osório, CEO do Lloyds desde 2011.

O presidente do banco britânico diz, no entanto, que “o trabalho ainda não terminou”. Agora, o objetivo é continuar a usar a “forte posição de capital e de liquidez” para ajudar a economia britânica a prosperar.

“A quem tem uma PME, o Lloyds pode disponibilizar-lhe o financiamento de que precisa para crescer. A quem quer cumprir o sonho de ter a sua primeira casa, o Lloyds pode conceder-lhe a hipoteca adequada e a quem quiser continuar a aprender e a desenvolver a sua carreira, o Lloyds pode ajudar através dos oito mil programas de estágios profissionais que estamos a oferecer em todo o Reino Unido”, explicou Horta Osório.

O banco foi resgatado em outubro de 2008, altura em que o Tesouro britânico adquiriu 43,4% do capital do banco por 20,3 mil milhões de libras. É o maior banco de retalho e comercial do Reino Unido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Tesouro britânico lucra mil milhões com a venda da participação no Lloyds