crédito

Um terço dos cartões de crédito em Portugal já são gratuitos

american-express-89024_640

Dos 92 cartões de créditos existentes no mercado, 33 isentam os portugueses de custos associados à anuidade e a comissões de utilização.

São 33 as ofertas de cartão de crédito existentes atualmente no mercado português que isentam os consumidores de custos associados à anuidade ou a comissões de utilização mínima. Os dados são da ComparaJá.pt que analisou as condições das 92 opções de cartão de crédito disponíveis em Portugal.

Segundo a análise do portal de comparação de produtos bancários, no final de 2017, num total de 102 cartões de crédito, apenas 25 eram gratuitos. Apesar de o número ter aumentado, ainda existem tantos cartões com anuidade superior a 25 euros (36%) quanto aqueles que são isentos destes custos.

Por outro lado, apenas 26 dos 92 cartões têm uma TAEG inferior a 16%, revelando assim que a maioria dos bancos está a aplicar a taxa no seu limite máximo ou muito próximo daí, “mesmo quando cobram uma anuidade ao cliente”, aponta José Figueiredo, CEO do ComparaJá.pt. O limite máximo imposto pelo Banco de Portugal para as taxas de juros neste trimestre é de 16,6%.

Quanto à Taxa de Gasolineira, um encargo de 0,50 euros que os consumidores poderão ter de suportar por recorrerem ao pagamento com cartão de crédito em postos de abastecimento, apenas três em cada dez isentem deste custo.

Uma das tendências identificadas pelo estudo do portal de comparação é a inclusão de seguros gratuitos associados aos cartões (73%). “As instituições financeiras, acompanhando o aumento das compras online por parte dos portugueses, têm apostado em oferecer alguns seguros de forma a proteger os consumidores quando realizam transações com cartão de crédito na internet”, explica José Figueiredo.

Outro dos benefícios que mais de 75% dos cartões incluem é o acesso a descontos em parceiros das instituições emissoras, os quais abarcam áreas como hotelaria e restauração, tecnologia ou vestuário. Ainda assim, o que os consumidores mais procuram é o cashback. No entanto, são apenas 13% os cartões que incluem este benefício, levando o responsável do ComparaJá.pt a acreditar que existe “potencial de atração de novos clientes por parte dos bancos que ofereçam mais produtos com cashback”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Número de desempregados é o mais baixo dos últimos 28 anos

Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Número de desempregados é o mais baixo dos últimos 28 anos

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos ouvido na II Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco. Assembleia da República, Lisboa, 19 de junho de 2019. MIGUEL A. LOPES/LUSA

As razões de Teixeira dos Santos – e aquilo que nunca soube

Outros conteúdos GMG
Um terço dos cartões de crédito em Portugal já são gratuitos