banca

NB: Venda do ‘Novo Banco Asia’ pode trazer encaixe de 183 milhões de euros

Além da venda de 75% por 145,8 milhões, diz o banco, acordo com Well Link prevê conjunto de opções que podem elevar encaixe até 183 milhões por 100%

O grupo Novo Banco confirmou esta tarde a concretização da venda de 75% do capital do Novo Banco Ásia à Well Link Group Holdings Limited, sociedade constituída em Hong Kong, negócio já antes anunciado em agosto de 2016, ainda que na altura sem terem sido avançados detalhes.

Segundo comunicado enviado esta quarta-feira à CMVM, o Novo Banco vendeu no imediato 75% do NB Ásia por 145,8 milhões de euros mas os contornos do negócio podem elevar o encaixe até aos 183 milhões ao longo dos próximos cinco anos. “O Novo Banco concretizou a venda de 75% do capital social do Novo Banco Asia a um grupo de investidores liderados pela Well Link (…), por um valor de 145,8 milhões de euros”, revela o ex-BES.

Além da compra imediata de 75%, explica o banco, “o acordo de venda assinado prevê ainda um conjunto de opções de compra e venda, com condições já acordadas, que cobrem os restantes 25% e são exercíveis num prazo até 5 anos perfazendo um preço total para os 100% de 183 milhões de euros”.

O grupo informa ainda que a conclusão da primeira fase da venda nos termos agora definitivamente definidos irá ter um impacto positivo no rácio de capital de CET1 do grupo, na ordem de 25 a 30 pontos base – o CET1 mede o capital de melhor qualidade de um banco, ou seja, aquele que está ‘livre’ para absorver eventuais choques. No final do primeiro trimestre, o CET1 do Novo Banco estava nos 10,8%, contra os 12% registados em dezembro de 2016.

Sobre a manutenção de uma fatia de 25% no Novo Banco Ásia nos próximos anos, o grupo explica que a mesma permitirá ao Novo Banco continuar a apoiar os esforços de exportação e internacionalização das empresas portuguesas para aquela região.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

NB: Venda do ‘Novo Banco Asia’ pode trazer encaixe de 183 milhões de euros