Apoio dos bancos centrais impulsiona PSI 20. BCP dispara 8,5%

Impostos sobre o capital vão aumentar
Impostos sobre o capital vão aumentar

A bolsa de Lisboa está bem encaminhada para se despedir da semana com ganhos. O índice PSI 20 acompanha a tendência positiva das principais praças europeias, suportado pela subida dos títulos dos sectores energético e financeiro.

O índice segue a valorizar 1,49% para os 4.514,04 pontos, com treze cotadas em alta, seis no vermelho e com a Espírito Santo Financial Group inalterada nos 5,15 euros.

O sector da banca é o principal responsável pelos ganhos. Exemplo disso são os títulos do BCP que ganham 6,52% para os 0,098 euros, depois de já terem chegado a disparar 8,5% para os 10 cêntimos, naquele que foi a maior subida desde o dia 7 de janeiro.

O BPI não fica atrás e segue a subir 4,2% para os 0,471 euros, acompanhado pelo BES que cresce 1,98% para os 0,515 euros.

A animar esta boa prestação dos títulos do sector financeiro está a garantia dada hoje pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, de que a autoridade monetária vai continuar a fornecer liquidez aos bancos solventes, ao mesmo tempo que defendeu mais poder para o BCE e apelou a uma maior integração política que permita alcançar um euro mais forte.

Além da banca, o sector energético também está a contribuir para os ganhos do PSI 20. Depois de ontem ter registado a sexta sessão consecutiva de perdas e de
ter tocado no valor mais baixo desde março de 2009, nos 8,33 euros, as ações da Galp seguem hoje a avançar 4,6% para os 8,891 euros.

A EDP, que ontem também tocou mínimos, está hoje a somar ganhos de 0,47% para os 1,718 euros, acompanhada pela EDP Renováveis que valoriza 1,81% para os 2,638 euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Rui Freire conta com experiência na Microsoft, grupo Havas e Global Media Group. Fotografia: DR

Rui Freire passa da Microsoft para o grupo Omnicom

Marcelo Rebelo de Sousa. Fotografia:  Nuno André Ferreira/Lusa

CGD. Marcelo diz que recapitalização é “oportunidade única”

Fotografia: REUTERS/ Lucy Nicholson

Estes são os atores mais bem pagos do mundo, segundo a Forbes

Martifer, Oliveira de Frades. Fotografia: Fernando Fontes/Global Imagens

Martifer com prejuízos de 3,2 milhões de euros

Fotografia: EPA/DAVE HUNT

Uber perde mais de mil milhões de euros no primeiro semestre

14 hábitos

Vídeo. 14 dicas para conseguir um aumento

Conteúdo Patrocinado
Apoio dos bancos centrais impulsiona PSI 20. BCP dispara 8,5%