Petróleo

Arábia Saudita e Iraque comprometem-se a cumprir corte de produção de crude

A Arábia Saudita e o Iraque comprometeram-se hoje a cumprir o acordo de redução da produção de crude firmado entre a OPEP e os outros países

A Arábia Saudita e o Iraque comprometeram-se hoje a cumprir o acordo de redução da produção de crude firmado entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os outros países.

De acordo com a agência oficial saudita SPA, os dois países “garantiram o seu compromisso” de reduzir a produção na reunião realizada esta noite pelo príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, e o ministro iraquiano do Petróleo, Yabar al Leibi.

O acordo foi subscrito em dezembro último pelos 14 países da OPEP e os outros oito países que não pertencem à organização, liderados pela Rússia e que tinha como objetivo reduzir a produção conjunta em 1,8 milhões de barris para estabilizar os preços internacionais.

Apesar de ter sido prolongado até março de 2018, o acordo não é cumprido na sua totalidade por todos os subscritores, entre eles o Iraque, Arábia Saudita e Malásia, entre outros, segundo dados recentes da Agência Internacional de Energia (AIE).

O excesso de oferta de petróleo a nível mundial tem a ver com o não cumprimento do acordo entre a OPEP e os países não OPEP, bem como com o aumento da produção por parte dos Estados Unidos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
trabalho emprego comissão europeia

Bruxelas quer criar 5 novos impostos e dar 15 mil milhões de euros a Portugal

Vieira da Silva, ex-ministro do Trabalho e Segurança Social. 
Fotografia: Natacha Cardoso / Global Imagens

Governo deve reforçar apoios sociais e aos jovens e rever o lay-off

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

1356 mortos e 31292 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Arábia Saudita e Iraque comprometem-se a cumprir corte de produção de crude