Bitcoin

Bitcoin: Allianz Global avisa que a bolha pode rebentar em breve

Bitcoin | Criptomoedas | Alerta
Fotografia: REUTERS/Dado Ruvic

A bitcoin, a mais valiosa das moedas virtuais, não tem nenhum valor e a bolha pode rebentar em breve, segundo a Allianz Global Investors.

A bitcoin, a mais valiosa das moedas virtuais, não tem nenhum valor e a bolha pode rebentar em breve, segundo a Allianz Global Investors.

“Na nossa visão, o seu valor intrínseco deve ser zero”, escreveu Stefan Hofrichter, um responsável da gestora, que pertence à maior companhia de seguros europeia e que gere quase 500 mil milhões de euros. Adianta que a questão não é “se” a bolha da bitcoin vai rebentar mas “quando”.

Com o título ‘Além da bolha da bitcoin, os benefícios da blockchain’, a nota foi publicada há seis dias e citada esta quarta-feira pela Bloomberg.

“A criptomoeda não tem valor, mesmo se a tecnologia blockchain pode trazer benefícios significativos aos investidores”, resume a notícia da Bloomberg, em referência ao artigo da Allianz.

A nota de estratégia de investimento lembra que, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, o preço da bitcoin caiu para cerca de metade, “mas provavelmente não é o fim da bolha da bitcoin“.

Em dezembro de 2017, o preço da moeda aproximou-se dos 20 mil dólares, um recorde. Segue atualmente abaixo dos 10 mil dólares.

“A bitcoin preenche todos os critérios essenciais para uma bolha em qualquer classe de ativos, incluindo elevado volume de negociação e falta de regulação”, afirma.

A Allianz Global Investor também não vê a bitcoin como uma moeda “devido aos seus elevados custos de transação, tremenda volatilidade do preço e incapacidade para criar uma real história de valor”.

Já a tecnologia subjacente à moeda – blockchain – “tem o seu mérito”, em particular “a sua capacidade para reduzir os custos de transações financeiras”.

A bitcoin surgiu em 2009 e entusiastas da criptomoeda veem-na como um sistema monetário alternativo, descentralizado e sem controlo de nenhum governo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Bitcoin: Allianz Global avisa que a bolha pode rebentar em breve