Mercados

Bolsa abre em queda ligeira

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira a negociar em terreno ligeiramente negativo com o índice de referência (PSI20) a cair 0,03%.

A Bolsa de Lisboa encerrou em queda na sexta-feira e abriu hoje em terreno negativo, seguindo uma tendência que é acompanhada por várias das congéneres europeias.

Por cá os investidores estão com as atenções viradas para a mais recente apreciação da agência Fitch sobre Portugal. A casa de notação financeira decidiu manter o rating de longo prazo de Portugal com a classificação de BB+ (“lixo”) e alertou para o fraco crescimento do pais, o elevado endividamento do país e para as fragilidades do sistema financeiro.

O comportamento das contas públicas também mereceu alguns reparos à agência de rating. A Fitch a reconhece a contenção de despesa e o aumento da receita fiscal (à boleia dos impostos indiretos) mas tem dúvidas de que seja possível fechar o ano de 2016 com um défice público de 2,2%.

Das 18 cotadas que integram o PSI20, há vários pesos pesados que estão a pressionar o índice da bolsa de Lisboa. A Galp abriu a cair 0,26% e recua agora 0.34% para os 13,34 euros. Em terreno negativo está também a Corticeira Amorim, que desliza 1,82%. Na banca, BPI e BCP abriram a valorizar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido REUTERS/Henry Nicholls - RC12D8BECE70

Boris Johnson ganha eleições britânicas com maioria absoluta

Trump Xi China

Trump assina acordo inicial com China para evitar tarifas

António Mexia, CEO da EDP. Fotografia: REUTERS/Pedro Nunes

EDP processa o Estado. Elétrica exige 717 milhões de euros

Outros conteúdos GMG
Bolsa abre em queda ligeira