Mercados

Bolsa abre em queda ligeira

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira a negociar em terreno ligeiramente negativo com o índice de referência (PSI20) a cair 0,03%.

A Bolsa de Lisboa encerrou em queda na sexta-feira e abriu hoje em terreno negativo, seguindo uma tendência que é acompanhada por várias das congéneres europeias.

Por cá os investidores estão com as atenções viradas para a mais recente apreciação da agência Fitch sobre Portugal. A casa de notação financeira decidiu manter o rating de longo prazo de Portugal com a classificação de BB+ (“lixo”) e alertou para o fraco crescimento do pais, o elevado endividamento do país e para as fragilidades do sistema financeiro.

O comportamento das contas públicas também mereceu alguns reparos à agência de rating. A Fitch a reconhece a contenção de despesa e o aumento da receita fiscal (à boleia dos impostos indiretos) mas tem dúvidas de que seja possível fechar o ano de 2016 com um défice público de 2,2%.

Das 18 cotadas que integram o PSI20, há vários pesos pesados que estão a pressionar o índice da bolsa de Lisboa. A Galp abriu a cair 0,26% e recua agora 0.34% para os 13,34 euros. Em terreno negativo está também a Corticeira Amorim, que desliza 1,82%. Na banca, BPI e BCP abriram a valorizar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Munique está no primeiro lugar das cidades com maior projeção profissional. (DR)

Turistas portugueses ‘descobriram’ a Alemanha

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Bolsa abre em queda ligeira