Mercados

Bolsas europeias em alta com investidores confiantes na recuperação da economia

Bolsas europeias estão indefinidas. Lisboa segue acima da linha de água

Nos mercados asiáticos, a tendência de recuperação é semelhante

As principais bolsas europeias estavam nesta segunda-feira em alta, a recuperar das perdas das últimas semanas, com os investidores animados pelas perspetivas de atuação de vários bancos centrais para conter os efeitos económicos da propagação do coronavírus.

Cerca das 08:40 em Lisboa, o Eurostoxx 600 subia 2,19% para 383,86 pontos.

As bolsas europeias oscilavam entre os ganhos de 0,46% de Milão e os de 1,85% de Frankfurt.

Nos mercados asiáticos, a tendência de recuperação é semelhante, com a bolsa de Xangai, principal praça financeira da China, a fechar hoje a subir 3,15% para 2.970,93 pontos.

Shenzhen, a segunda praça financeira do país, avançou 3,65%, nas derradeiras transações do dia, para 11.381,76.

Durante o fim de semana, os EUA anunciaram medidas de emergência de contenção do vírus, enquanto, em Itália, o Governo anunciou que disponibilizará 3,6 mil milhões de euros de apoio à sua economia.

O Banco de Japão mostrou-se disponível para adotar medidas para abrandar o impacto económico da epidemia de coronavirus.

Também os ministros das Finanças do G7 e do Eurogrupo vão debater através de conferência telefónica a coordenação de respostas aos efeitos do novo coronavírus, disse hoje o Governo francês.

De acordo com o ministro das Finanças de França, Bruno Le Maire, a conferência telefónica vai realizar-se dentro dos próximos dias.

“Vamos realizar, esta semana, uma reunião por telefone porque é preciso evitar a deslocação dos ministros do G7, para coordenarmos respostas”, disse Le Maire à France 2.

Uma reunião semelhante, mas dos ministros do Eurogrupo está agendada para quarta-feira, adiantou Bruno Le Maire acrescentando que “são necessárias ações concertadas”.

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram cerca de três mil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

O preço do petróleo Brent – de referência na Europa – seguia a subir até aos 50,85 dólares.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

Bolsas europeias em alta com investidores confiantes na recuperação da economia