Mercados

Bolsas europeias em alta após acordo entre EUA e México

REUTERS/Henry Nicholls
REUTERS/Henry Nicholls

Cerca das 09:00 em Lisboa, o Eurostoxx 50 subia 0,44% para 3.401,44 pontos.

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, com os investidores aliviados após o acordo alcançado entre os EUA e o México e apesar da maior economia do mundo manter a disputa comercial com a China.

Entre as principais bolsas europeias, Frankfurt avançava 1,04%, seguida de Paris que valorizava 0,34%, Londres 0,33% e Milão que avançava 0,12%.

Espanha seguia em contraciclo, a cair 0,10% e em Lisboa, o PSI20 avançava 0,52% para 5.200,01 pontos.

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou no domingo que o senado mexicano vai ratificar na próxima semana o acordo comercial com os Estados Unidos e o Canadá (T-MEC), depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter ameaçado o México com tarifas sobre as importações, tendo sido, posteriormente, alcançado um acordo entre os dois países.

Na sexta-feira, Donald Trump disse que o acordo inclui elementos ainda não divulgados, enquanto o Governo mexicano evitou confirmar se se comprometeu a aumentar as suas importações agrícolas.

Numa série de publicações na rede social Twitter, o Presidente norte-americano defendeu o pacto migratório alcançado com o México, que levou à suspensão de taxas sobre todas as importações mexicanas, após o jornal The New York Times informar que alguns pontos do acordo já tinham sido decididos há alguns meses.

Se as duas partes não tivessem chegado a um acordo, as tarifas entrariam em vigor na segunda-feira, afetando todas as importações mexicanas, com taxas que poderiam alcançar os 25% até outubro.

No acordo, o México comprometeu-se a mobilizar 6.000 elementos da Guarda Nacional para controlar a sua fronteira com a Guatemala e a receber os que solicitam asilo nos Estados Unidos, até que os seus pedidos sejam processados pelos tribunais dos EUA.

No mercado de matérias-primas, o preço do crude Brent – de referência na Europa – subia para os 62,76 dólares.

Hoje, será conhecido o indicador que mede o sentimento de confiança dos investidores na Europa, bem como a taxa de desemprego no Reino Unido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Bolsas europeias em alta após acordo entre EUA e México