Comentário

BPI e Galp sustentam arranque de semana positivo do PSI 20

Foto: DR
Foto: DR

Praças europeias seguem no vermelho, penalizadas por indicadores económicos desfavoráveis. Palavras de Draghi impedem quedas maiores

A Bolsa de Lisboa segue a primeira sessão da semana em terreno positivo, a contrariar as quedas arrecadadas pelas principais praças europeias, sustentada pelos ganhos do BPI e da Galp Energia.

Na Europa, as quedas oscilam entre os 0,1% do índice francês e os 0,3% da praça britânica, tal como no outro lado do Atlântico em que os futuros das bolsas norte-americanas seguem no vermelho deixando antever uma abertura negativa em Wall Street.

A penalizar os mercados acionistas está a divulgação de indicadores económicos desfavoráveis, com destaque para a atividade industrial na China, que contraiu pelo oitavo mês consecutivo em outubro. A impedir quedas maiores estão as palavras do presidente do BCE, com Mario Draghi a afirmar no sábado numa entrevista que o banco central está preparado para fazer o que for necessário para manter o objectivo de inflação de médio prazo, ligeiramente abaixo dos 2%.

Por cá, o PSI 20 segue a valorizar 0,3%, com 11 cotadas em alta e as restantes 7 no vermelho.

A suportar o índice nacional estão os títulos do sector financeiro, com o BPI a ganhar 3%, acompanhado pelo BCP que sobe 0,2%.

Igualmente a animar a praça lisboeta estão os títulos com maior peso, com destaque para a EDP que avança 1,3%, seguida pela Galp Energia que valoriza 0,2%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Economia portuguesa afunda 16,3% entre abril e junho

Visitantes na Festa do Avante.

Avante!: PCP reduz lotação a um terço, só vão entrar até 33 mil pessoas por dia

covid 19 portugal casos coronavirus DGS

Mais 235 infetados e duas mortes por covid-19 em Portugal. Números baixam

BPI e Galp sustentam arranque de semana positivo do PSI 20