financiamento

CMVM regista Raize como a primeira gestora de plataformas de crowdfunding

A Raize foi registada junto da CMVM para exercício da atividade de intermediação de financiamento colaborativo por empréstimo.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) registou a Raize como a primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding em Portugal.

“A Raize foi registada junto da CMVM para exercício da atividade de intermediação de financiamento colaborativo por empréstimo, um modelo de negócio que implica que as entidades financiadas remunerem o financiamento obtido através de juros fixados no momento da angariação do capital”, diz a CMVM em comunicado divulgado esta terça-feira.

“As condições específicas de devolução do capital e de pagamento dos juros resultam de contrato mútuo firmado entre as partes”, adianta.

Acrescenta que “o registo da primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding em Portugal é um marco no acompanhamento da CMVM às FinTech e vai ao encontro do objetivo da CMVM de contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais nacional, nomeadamente pela inovação financeira, assegurando ao mesmo tempo a defesa da estabilidade do sistema financeiro e da proteção dos investidores”.

Explica que o registo das entidades gestoras de plataformas de crowdfunding junto da CMVM dá aos investidores e empreendedores “um nível acrescido de proteção, dado o maior escrutínio e transparência a que estão sujeitas ao passarem a estar sob a alçada de regulação, supervisão e fiscalização do regulador”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 6. 50 euros dividem patrões e motoristas

O advogado e porta-voz do sindicato nacional dos motoristas, Pardal Henriques. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Sindicato: “Queremos bases bem definidas para iniciar negociação”

Outros conteúdos GMG
CMVM regista Raize como a primeira gestora de plataformas de crowdfunding