Coca-Cola

Coca-Cola estreia-se em Madrid entre as 10 mais valiosas

Maior engarrafadora da Europa começa hoje a negociar na praça de Madrid e será uma das maiores em termos de capitalização bolsista

A Coca-Cola European Partners, maior engarrafadora da Europa, estreia-se hoje no mercado de capitais espanhol e estará entre as dez empresas mais valiosas, tendo em conta a capitalização bolsista que arrecadou no arranque da negociação nesta semana nas praças de Amesterdão, Londres e Nova Iorque, de 16,9 mil milhões de euros.
À frente da Coca-Cola só mesmos os gigantes Inditex, Santander, Telefónica, BBVA, Iberdrola, Endesa, Amadeus, Aena e Gas Natural superam em valor de mercado a engarrafadora.
A empresa não fez um IPO (Oferta Pública Inicial) nem uma Oferta Pública de Subscrição, mas entrou em Bolsa através do sistema de ‘listing’, que se traduz na entrada direta no mercado das ações da casa-mãe Coca-Cola Enterprises que já estão cotadas em outros mercados.
A firma americana controlará 48% do capital, enquanto o remanescente ficará repartido entre a Coca-Cola Iberian Partners, com 34%, e a The Coca-Cola Company, com 18%.
A nova empresa, com um ‘free float’ inicial de 48%, conta com 25 mil empregados e está presente em 13 países europeus, entre os quais Portugal.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Banco de Portugal

Bancos concederam moratórias a 741 623 empréstimos entre março e junho

Pingo Doce

PD. Sindicato quer impugnar no Tribunal “golpada” no referendo do banco de horas

Hiper Pingo Doce__00266

Sindicato leva banco de horas do Pingo Doce a tribunal

Coca-Cola estreia-se em Madrid entre as 10 mais valiosas