Conheça as empresas com melhor rating em governo societário

A AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercados apresentou hoje a segunda edição de um estudo independente, pedido à Universidade Católica Portuguesa, sobre o grau de acolhimento das recomendações de corporate governance (governo das sociedades) por parte das empresas cotadas. A novidade deste ano é a revelação de algumas das empresas que mais cumprem em termos de governo societário

Do índice foi criado um rating para todas as cotadas, assente numa
notação em oito classes, de D (rating mínimo) a AAA (rating máximo do nível de cumprimento das recomendações de governo societário).

A AEM pediu autorização às suas 28 empresas associadas para a divulgação dos respetivos ratings e com base não só nas respostas que obteve, não só das suas associadas mas das restantes empresas envolvidas no estudo revelou hoje os nomes de quem mais cumpre.

Entre as 16 empresas que têm um rating AAA (ordem alfabética) estão: BCP, BES, Brisa, EDP, EDP Renováveis, Jerónimo Martins, Martifer, Media Capital, Novabase, Orey, Portugal Telecom, REN, Sonae, Zon e Sonae Capital (não associada da AEM).

São 11 as empresas com o segundo rating mais elevado (AA) , entre as quais: Cimpor, Galp, Impresa, Inapa, Reditus, Semapa, Sonaecom, Soares da Costa e Sonae Indústria (não associada da AEM).

Já entre as sete empresas com terceiro rating mais elevado (A) está a Portucel.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Governo reconhece progressões a 344 mil trabalhadores, pelo menos

Faria de Oliveira, presidente da APB

APB garante que bancos vão refletir Euribor negativa nos créditos à habitação

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos. REUTERS/Leah Millis

Trump põe tudo na mesa. Parada na guerra com China sobe para 500 mil milhões

Outros conteúdos GMG
Conheça as empresas com melhor rating em governo societário